Arquivo
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2025
2023
2022
2021
- 3 de janeiro - Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos
- 25 de fevereiro - Relatório da Unity sobre jogos e tendências
- 1 de março - Como fazer um plugin para Android em Java na Unity
- 21 de março - Hello World usando SDL no Visual Studio
- 9 de abril - Download de modelos 3D para jogos
- 31 de maio - Unreal Engine 5 está disponível em Early Access
- 18 de dezembro - Como fazer um sistema de build na Unity
- 24 de dezembro - Utilizando Object Pool pattern na Unity
2020
- 1 de março - Como criar e utilizar um Unity Package
- 18 de abril - Um ótimo tutorial feito pela Unity para criar um Flappy Bird
- 1 de agosto - Postmortem: Call of Coronga
- 24 de agosto - Compressão de Asset Bundles na Unity
- 7 de setembro - Rodando Jenkins em um Raspberry Pi Zero W
- 26 de outubro - Boas práticas para uso de logs na Unity
- 29 de dezembro - Exemplo do Design Pattern Command na Unity com C#
2019
- 11 de fevereiro - Git e LFS em projetos Unity
- 24 de abril - 10 anos
- 26 de abril - Esta semana começa o Ludum Dare #44
- 30 de abril - Minha palestra sobre carreira no Senac Porto Alegre
- 4 de maio - Minha participação no Ludum Dare #44
- 25 de setembro - Dicas para teste técnico com Unity #1
- 30 de setembro - Humble Bundle Unity com cursos, ferramentas e assets
- 4 de outubro - Canal no Youtube com tutorials em Unity
- 14 de outubro - Dicas para teste técnico com Unity #2
- 11 de novembro - Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!
- 28 de novembro - Palestra sobre otimização para dispositivos móveis - Unity Developer Day São Paulo
- 30 de novembro - Palestra sobre design patterns para jogos - TDC Porto Alegre 2019
2018
- 12 de janeiro - Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity
- 20 de janeiro - Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity
- 28 de janeiro - Postmortem: Deathfense
- 1 de fevereiro - Adeus GitHub Pages, olá Netlify
- 2 de fevereiro - Postmortem: Where's my helmet?
- 11 de março - 9 anos de blog e novo layout
- 14 de março - Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity
- 19 de março - Epic disponibiliza assets do jogo Paragon no marketplace da Unreal Engine
- 13 de abril - Esta semana começa o Ludum Dare #41
- 17 de maio - Minha não participação no Ludum Dare #41
- 2 de junho - Novo vídeo: Enviando mensagens na Unity
- 10 de junho - Accord.NET: framework para Machine Learning compatível com Unity
- 30 de julho - Na próxima semana começa o Ludum Dare #42
- 16 de agosto - O que estou fazendo na Aquiris? Looney Tunes World of Mayhem!
- 9 de setembro - Comparando delegates e Unity Events
2017
- 14 de fevereiro - Adeus Ghost, olá Jekyll
- 30 de março - Final Frontier: Game Design Document
- 9 de abril - Meu trabalho na Aquiris Game Studio
- 17 de abril - Esta semana começa o Ludum Dare #38
- 24 de abril - Minha participação no Ludum Dare #38
- 16 de maio - GAMEDEV BR: 001 Portfólio
- 29 de maio - GAMEDEV BR: 002 Game Engines
- 19 de junho - GAMEDEV BR: 003 Vida de Game Designer
- 26 de junho - Corona agora é gratuita
- 13 de julho - GAMEDEV BR: 004 Erros de iniciantes em gamedev
- 14 de julho - Final Frontier: Refactoring e GitHub
- 24 de julho - Esta semana começa o Ludum Dare #39
- 1 de agosto - Minha participação no Ludum Dare #39
- 13 de agosto - Projeto de jogo para TCC
- 17 de agosto - GAMEDEV BR: 005 Artista "Teco"
- 6 de setembro - Melhores práticas na Unity #1
- 29 de novembro - Esta semana começa o Ludum Dare #40
- 7 de dezembro - Minha participação no Ludum Dare #40
2016
- 6 de janeiro - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame
- 13 de janeiro - 5 dúvidas sobre programação de jogos
- 20 de janeiro - 10 princípios para um bom level design
- 27 de janeiro - Como ser um programador de jogos
- 10 de fevereiro - Amazon entra na briga com Lumberyard
- 17 de fevereiro - Adeus Wordpress, olá Ghost
- 2 de março - Postmortem: HueShark
- 9 de março - Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2
- 16 de março - Certificação para Unity
- 23 de março - King lança sua engine 2D Defold de graça
- 30 de março - Novidades da Microsoft no Build 16
- 6 de abril - A Lógica do Jogo
- 13 de abril - Esta semana começa o Ludum Dare #35
- 20 de abril - Minha participação no Ludum Dare #35
- 11 de maio - Dicas de John Romero para desenvolver jogos
- 18 de maio - Aprenda game design jogando Super Mario 64
- 25 de maio - Crytek lança código da CryEngine no GitHub
- 8 de junho - Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor
- 15 de junho - Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender
- 22 de junho - Inicio do projeto Final Frontier
- 29 de junho - Livros para desenvolver jogos - atualizado!
- 6 de julho - Final Frontier: Playground e destruição
- 13 de julho - Aprenda a Programar com Minecraft
- 20 de julho - Final Frontier: Skybox e mais destruição
- 27 de julho - Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil
- 3 de agosto - Final Frontier: Câmera e controle
- 10 de agosto - Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3
- 16 de agosto - Postmortem: Geometry World
- 17 de agosto - Game Jams - Como fazer um jogo em 48h
- 23 de agosto - Esta semana começa o Ludum Dare #36
- 30 de agosto - Minha participação no Ludum Dare #36
- 8 de setembro - Final Frontier: Raycast, Spawn e MoSCoW
- 14 de setembro - Por que temos que jogar jogos diferentes
- 21 de setembro - Final Frontier: Interface do inventário
- 28 de setembro - Desenvolvendo Jogos Mobile com HTML5
- 5 de outubro - Final Frontier: Expandindo o Inventário
- 15 de outubro - Videos da GDC no YouTube
- 19 de outubro - Final Frontier: Detalhes do Inventário
- 27 de outubro - Meu novo portfólio
- 4 de novembro - Final Frontier: Organizando tarefas
- 19 de novembro - Revisão de código
- 20 de novembro - Final Frontier: Upgrades e Save Game
- 27 de novembro - Engines e frameworks open source no GitHub
- 3 de dezembro - Por que você faz ou quer fazer jogos?
- 5 de dezembro - Esta semana começa o Ludum Dare #37
- 12 de dezembro - Mercado de games no Brasil em 2016
- 13 de dezembro - Minha participação no Ludum Dare #37
- 20 de dezembro - Final Frontier: Algumas mudanças no projeto
2015
- 26 de janeiro - Postmortem do Dragon Age: Inquisition no PodQuest
- 22 de fevereiro - GDC está chegando! Você sabe o que é a GDC?
- 4 de março - Unreal Engine 4 agora está gratuita
- 9 de março - Introdução ao GitHub: um guia que não é técnico
- 10 de março - Finalmente, Unity 5
- 12 de março - NVIDIA disponibiliza código da PhysX no GitHub
- 13 de março - Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games
- 17 de março - Como ser um programador de jogos: Programando com estilo
- 23 de março - Como ser um programador de jogos: Design Patterns
- 16 de abril - Usar ou não usar game engines ou frameworks?
- 19 de abril - Minha participação no Ludum Dare #32
- 12 de maio - Conheça o Marmalade SDK
- 31 de maio - Dominando o Android: do básico ao avançado
- 6 de junho - Postmortem: Hungrymons
- 7 de junho - Não faça clones
- 12 de junho - Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 1
- 24 de junho - Estatísticas de hardware desktop e mobile
- 26 de junho - TDC 2015 em São Paulo
- 1 de julho - Postmortem de Diablo II é publicado 15 anos depois
- 11 de julho - 5 filmes que você precisa assistir
- 27 de julho - Minha palestra sobre Programação de Jogos na TDC
- 21 de agosto - Hoje começa o Ludum Dare #33
- 24 de agosto - Minha participação no Ludum Dare #33
- 2 de setembro - Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais
- 16 de setembro - Desenvolvimento para iPhone e iPad
- 24 de setembro - Postmortem: Insect
- 6 de outubro - Chega, é hora de fazer jogos!
- 15 de outubro - GameDays 2015 na Unicsul em São Paulo
- 23 de outubro - Minha palestra sobre Design Patterns no GameDays 2015
- 10 de dezembro - Hoje começa o Ludum Dare #34
- 14 de dezembro - Minha participação no Ludum Dare #34
- 29 de dezembro - Manual de Produção de Jogos Digitais
- 30 de dezembro - Postmortem: Teharth Prologue - The Resources Dissolution
2014
- 2 de janeiro - 2014, um ano de oportunidades para os desenvolvedores de jogos
- 14 de janeiro - Introdução ao desenvolvimento de games, volume 2
- 15 de janeiro - Como ser um programador de jogos: Você já fez um jogo?
- 21 de janeiro - Postmortem: Cat-Fly
- 22 de janeiro - Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo
- 6 de fevereiro - Tecnologia da Disney usada para fazer neve em Frozen
- 11 de fevereiro - Introdução ao desenvolvimento de games, volume 3
- 12 de fevereiro - Como ser um programador de jogos: Jogue bastante, mas jogos diferentes
- 18 de fevereiro - Participe do BIG, o festival de jogos independentes da américa latina
- 21 de fevereiro - Steam Dev Days 2014
- 24 de fevereiro - Documentário: The Making of The Last of Us
- 26 de fevereiro - Como ser um programador de jogos: Pixel Perfect
- 5 de março - Como ser um programador de jogos: Boas práticas para animações 2D
- 18 de março - Unreal Engine 4 agora com preço acessível
- 19 de março - Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador
- 20 de março - Vida de QA (Game Tester)
- 26 de março - Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay
- 1 de abril - Entrevista: Gilliard Lopes, produtor do FIFA na Electronic Arts Canada - Parte 1
- 3 de abril - Entrevista: Estúdio brasileiro Fire Horse
- 8 de abril - Introdução ao desenvolvimento de games, volume 4
- 9 de abril - Como ser um programador de jogos: Definição de prioridade de tarefas
- 22 de abril - Aprenda o básico de lógica de programação jogando
- 23 de abril - Como ser um programador de jogos: Transformando jogo em produto
- 2 de maio - Como ser um programador de jogos: Por onde começar a programar um jogo
- 12 de maio - Como ser um programador de jogos: Mantenha tudo simples
- 15 de maio - Entrevista: Gilliard Lopes, produtor do FIFA na Electronic Arts Canada – Part 2
- 27 de maio - Imagens de botões para usar em jogos
- 26 de junho - Como ser um programador de jogos: Avaliando um framework
- 27 de junho - Como programar jogos independentes, por Jonathan Blow
- 30 de junho - HTML5 não serve para fazer jogos mobile
- 18 de julho - Várias ferramentas úteis para desenvolver jogos
- 22 de agosto - Site com game jams independentes
- 2 de setembro - Livro sobre como fazer carreira em games
- 17 de setembro - É por isso que faço jogos!
- 27 de outubro - Modelo de desenvolvimento com GIT usando branches
- 11 de novembro - Minha palestra sobre carreira na USP
- 30 de dezembro - Programação de Jogos Android
- 31 de dezembro - Site para baixar sprites de vários jogos
2013
- 9 de fevereiro - Como será 2013 para os desenvolvedores independentes
- 8 de abril - Palestra na Universidade de Blumenau sobre Cocos2d-x
- 10 de abril - Como foi a palestra sobre Cocos2d-x em Blumenau
- 11 de abril - Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo
- 29 de abril - Entrevista: Carlos Estigarribia, diretor na RightZero
- 16 de maio - Level Up: Um guia para o design de grandes jogos
- 5 de junho - Entrevista: Scott Rogers, game designer e autor do livro Level Up!
- 18 de junho - Palestra na Unicsul sobre desenvolvimento de jogos com Corona SDK
- 20 de junho - Como foi a palestra sobre Corona SDK na Unicsul
- 25 de junho - Postmortem: Come On Rio
- 3 de julho - SBGames 2013 em São Paulo
- 11 de agosto - Postmortem: Happy Star Adventures
- 12 de agosto - Blender 3D: Jogos e Animações Interativas
- 13 de agosto - Minha entrevista para o blog Projeto Hero
- 14 de agosto - Como ser um programador de jogos: Pré-requisitos
- 20 de agosto - Programando PONG com HTML5 e Javascript
- 21 de agosto - Como ser um programador de jogos: Hello World
- 28 de agosto - Como ser um programador de jogos: Engine vs Framework
- 29 de agosto - Nova versão da Unity terá suporte nativa a 2D
- 4 de setembro - Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo
- 9 de setembro - Introdução ao desenvolvimento de games, volume 1
- 11 de setembro - Como ser um programador de jogos: Cursos
- 13 de setembro - Programação na API do World of Warcraft
- 16 de setembro - Desenhando mapas isométricos
- 17 de setembro - Sprite sheets em múltiplas resoluções com TexturePacker e Corona SDK
- 18 de setembro - Como ser um programador de jogos: Livros
- 20 de setembro - Unite, o evento da Unity chega ao Brasil
- 24 de setembro - Postmortem: Combo Nuts
- 25 de setembro - Como ser um programador de jogos: Concursos
- 27 de setembro - Game Developer Magazine disponível gratuitamente
- 30 de setembro - Site lista todos os eventos da indústria de games
- 1 de outubro - Como ser um programador de jogos: Playground
- 2 de outubro - O dia em que vi uma pessoa jogando um jogo que fiz na Electronic Arts
- 8 de outubro - Manual do Indie Game Developer - Versão Android e iOS
- 9 de outubro - Como ser um programador de jogos: Protótipos
- 14 de outubro - Por dentro dos grandes estúdios: Epic Games
- 16 de outubro - Como ser um programador de jogos: Códigos opensource
- 19 de outubro - Entrevista: Nicholas Souza, game designer na Ubisoft Montreal
- 21 de outubro - Modelos de monetização em jogos
- 22 de outubro - Como foi o Unite Brasil 2013
- 23 de outubro - Como ser um programador de jogos: Programar sem ter a arte final
- 24 de outubro - Brasil Game Show começa neste fim de semana
- 25 de outubro - Como foi a SBGames
- 30 de outubro - Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker
- 4 de novembro - Como foi a Brasil Game Show 2013
- 6 de novembro - Como ser um programador de jogos: Delta Time
- 8 de novembro - Entrevista: Saulo Camarotti, CEO da Behold Studios
- 11 de novembro - Postmortem: Sou Sustentável
- 12 de novembro - Unity 4.3 foi lançada hoje e trás o tão esperado suporte nativo a 2D
- 13 de novembro - Como ser um programador de jogos: Dados analíticos do jogo
- 5 de dezembro - Como ser um programador de jogos: Teste com jogadores
- 6 de dezembro - Califórnia, aí vou eu: Como minha equipe ganhou o Google Developer Bus
- 10 de dezembro - Aprenda a desenvolver jogos para iPhone e iPad com o cocos2d
- 11 de dezembro - Como ser um programador de jogos: Game Design Document
- 12 de dezembro - 20 anos de DOOM e lembranças de Carmack e Romero
- 13 de dezembro - Palestra sobre Game Design do Jonathan Blow, criador do jogo Braid
- 17 de dezembro - Aprenda a Programar: A Arte de Ensinar o Computador
- 18 de dezembro - Como ser um programador de jogos: Parallax
- 19 de dezembro - Head First HTML5 Programming
- 20 de dezembro - Postmortem: Manual do Skate
2012
- 12 de janeiro - Arte 2D para programadores
- 14 de fevereiro - Entrevista: Nicholas Souza - Game Designer
- 7 de março - Making of Forza Motorsport 4
- 8 de março - Entrevista: Rafael Martins - Technical Manager na Electronic Arts
- 11 de março - Game Engine Unity para iOS e Android gratuita até 8 de abril
- 12 de março - Entrevista: Mariana Boucault - Game Designer na Insolita Studios
- 15 de março - Livro gratuito sobre programação em C com ênfase em multimídia
- 27 de março - Código-fonte de jogos no github
- 28 de março - BrowserQuest, o incrível MMO em HTML5 publicado pela Mozilla
- 1 de abril - Project C.A.R.S. - o projeto ambicioso da Slightly Mad Studios
- 2 de abril - Uma retrospectiva dos 3 anos do blog e da minha carreira
- 5 de abril - Apple adicionou a categoria de jogos na App Store brasileira
- 20 de abril - Código do Prince of Persia de 1989 encontrado e compartilhado!
- 21 de abril - Handbook da Valve para seus novos funcionários
- 30 de abril - Turma do Chico Bento - um jogo social desenvolvido no Brasil!
- 1 de maio - Como são alguns dos maiores estúdios de jogos do mundo
- 14 de maio - Level Design com quem entende do assunto
- 16 de maio - Nuuvem, o Steam brasileiro
- 25 de maio - Tutorial de física 2D para jogos
- 3 de junho - Organização de um projeto de jogo (parte 1)
- 4 de junho - Organização de um projeto de jogo (parte 2)
- 5 de junho - Organização de um projeto de jogo (parte 3)
- 6 de junho - Organização de um projeto de jogo (parte 4)
- 7 de junho - Organização de um projeto de jogo (parte 5)
- 8 de junho - Agnis Philosophy - a impressionante tech demo da Square Enix
- 12 de junho - Indie Game: The Movie
- 13 de junho - Máquina de estados aplicada a jogos
- 2 de julho - TDC São Paulo 2012: Minha palestra na trilha de games!
- 7 de julho - Conheça o hardware do PS3 em detalhes
- 8 de julho - Palestra sobre Desenvolvimento de Jogos Mobile na TDC 2012 São Paulo
- 23 de julho - OUYA, o projeto de console baseado em Android
- 24 de julho - Critical Path, o documentário online com veteranos da indústria
- 7 de agosto - Manual de desenvolvimento para Nintendo 64!
- 14 de agosto - Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher
- 29 de setembro - Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x
- 2 de outubro - Unite 2012 - Vídeos da conferência anual da Unity
- 15 de outubro - Apresentações técnicas da DICE
2011
- 4 de janeiro - Concurso de desenvolvimento de jogos: indiePub Games
- 19 de janeiro - Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Jolt
- 2 de maio - Evolução da computação gráfica
- 18 de maio - Revistas sobre desenvolvimento de jogos
- 12 de julho - 1 ano na indústria de games
- 18 de julho - Concurso de desenvolvimento de jogos: SENAC e-games 2011
- 28 de julho - Game engine: FlatRedBall (XNA)
- 3 de agosto - Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Music Brasil
- 19 de agosto - CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis
- 31 de agosto - Palestra sobre desenvolvimento de jogos na UFRJ - GECOM 2011
- 22 de outubro - A tecnologia por trás de Minecraft
- 20 de dezembro - Halo 2600 - jogo desenvolvido para Atari
2010
- 24 de janeiro - O que o jogador quer?
- 9 de fevereiro - Game Engine Unity
- 21 de fevereiro - Como montar um grid 3D com XNA
- 1 de março - Programação de jogos: main loop
- 1 de abril - Empreendedorismo na indústria de games
- 2 de abril - Inteligência Artificial nos jogos digitais
- 7 de maio - Início do meu projeto de jogo para TCC
- 20 de junho - A importância da música e efeitos sonoros nos jogos digitais
- 12 de agosto - 30 dias na indústria de games
- 12 de novembro - Então, você quer ser um game designer?
- 28 de dezembro - Fim do TCC da pós-graduação: Oniro
- 29 de dezembro - Finalista no e-Games 2010!
2009
- 24 de abril - Um novo desenvolvedor de games
- 29 de abril - Modelagem 3D com softimage XSI
- 27 de maio - Programador de games: por onde começar?
- 18 de junho - Primeiro projeto de game com SDL e C++
- 30 de julho - Flash web games
- 21 de agosto - Livros de desenvolvimento de jogos
- 2 de setembro - Hello World no Nintendo DS
- 2 de outubro - Programação de jogos 3D
- 6 de outubro - Animação 3D com softimage XSI
- 13 de outubro - SpaceShip 4042 - meu primeiro jogo para celular!
- 25 de outubro - E-games: meu jogo com XNA
- 30 de outubro - Finalista no e-games 2009 com um dos 5 melhores jogos!
- 6 de novembro - Final do e-games 2009
- 17 de novembro - Interface de jogos com protótipo de papel
- 17 de dezembro - Análise de jogos