como-programar-jogos,

Programação na API do World of Warcraft

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 13 de Setembro de 2013 · 2 min de leitura
Programação na API do World of Warcraft
Compartilhe

O MMORPG Word of Warcraft da Blizzard não é só um jogo muito bom e um sucesso comercial que fez a empresa e o mercado de MMOs crescer muito, ele também tem uma API impressionante para programar addons.

Antes de falar sobre a programação no WoW, vou explicar algumas definições. API, ou Application Programming Interface, é uma especificação de funções que podem ser executadas para a comunicação entre dois softwares, neste caso o jogo e o seu add-on. O addon é um módulo ou plugin para um programa que complementa ou expande suas funcionalidades.

Agora vamos ao WoW! Da para imaginar a complexidade e o tamanho do seu projeto só pelo tamanho do jogo, mais de 30GB de conteúdo, e isso é só o que no nosso computador, existem ainda aplicações rodando nos servidores e bancos de dados, o que faz a arquitetura dele ser algo muito impressionante.

Mais impressionante do que isso é que ainda existe uma API para ter acesso a muitas coisas do jogo, e com isso podemos escrever addons para praticamente qualquer coisa! Os add-ons são programados em Lua, uma linguagem script brasileira que ficou muito famosa pelo seu uso no WoW.

Por ser uma linguagem script ela não precisa ser compilada, então o jogo (já compilado) consegue interpretar seu código dentro dele, é como se o WoW fosse o seu compilador para Lua. Neste site existe uma lista das funções disponíveis na API, além de exemplos de código e um fórum para você tirar suas duvidas.

Este site é do autor do livro WoW Programming, que é um guia completo para a criação de addons. Existem os mais diversos addons disponíveis na comunidade do jogo, desde coisas que ajudam no jogo (dicas de quests, notícias, etc), até coisas inusitadas como mini-jogos (como o jogo bejeweled na imagem anterior) pra passar o tempo e aplicativos para pedir comida sem sair do jogo. Quanto mais addons o jogador tiver no jogo, menos ele vai precisar minimizar o WoW pra fazer alguma outra coisa no computador.

Pode parecer nerd demais fazer addons para o WoW, mas isso ensina muito sobre uso de APIs e programação em Lua, além da sensação de estar trabalhando dentro de um jogo gigante. Existem limitações, não é possível interferir muito no jogo, mas ao mesmo tempo não há limites para o uso da sua criatividade.

Acesse o site do WoW Programming para saber mais!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.