unity,

Utilizando Object Pool pattern na Unity

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 24 de Dezembro de 2021 · 1 min de leitura
Utilizando Object Pool pattern na Unity
Compartilhe

Neste vídeo mostro um exemplo de como utilizar o design patter Object Pool para reutilizar game objects em situações onde várias cópias são necessárias, como tiros ou inimigos, porém utilizando este design pattern para garantir um bom uso de memória.

A ideia do Object Pool é ter um conjunto de objetos na memória que podem ser reutilizados. Na sua inicialização, um número pré-determinado de objetos são instanciados e ficam disponíveis porém não habilitados. Quando um objeto é requisitado, ele é habilitado e fica indisponível neste conjunto. E, quando não é mais necessário, ele fica desabilitado ao invés de ser destruído para que possa ser utilizado novamente.

O projeto do vídeo está disponível neste repositório no meu GitHub. Dúvidas, comentários ou sugestões para futuros vídeos deixem aqui no post ou lá no vídeo no YouTube.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.