Como criar atalhos com git alias

Como criar atalhos com git alias

O comando git alias é um recurso muito poderoso do git que permite customizar comandos e ganhar tempo combinando uma sequencia de operações. Desde que aprendi a usar o git alias há alguns anos não consigo trabalhar sem algumas combinações de comandos que uso diáriamente.

Todos alias criados ficam na configuração local do git na sua máquina. Para criar um alias, basta usar o comando abaixo substituindo o NAME pelo nome do seu alias (sem espaços ou acentos) e substituindo o COMMAND pelo comando que quer executar.

$ git config --global alias.NAME COMMAND

No exemplo abaixo estamos criando um alias com nome s para o comando status. Então, ao invés de usar git status podemos usar git s para o mesmo comando, como um atalho.

$ git config --global alias.s status

Caso você não queira mais o alias criado, basta utilisar o comando abaixo com o nome criado para que ele seja removido das configurações:

$ git config --global --unset alias.s   

Agora que já sabemos criar um alias vamos ver o poder real dele: a combinação de comandos. Para poder combinar os comandos precisamos:

  • Iniciar a sequencia de comandos com exclamação !
  • Separar os comandos por e comercial duplo &&
  • Por fim, todos os comandos deve ficar dentre de aspas simples

No exemplo abaixo estamos criar um alias com o nome s que irá executar, em sequencia, os comandos git status e git pull.

$ git config --global alias.s '!git status && git pull'

Incrível, não? Confesso que uso e abuso deste recurso, e isso me ajuda demais no dia-a-dia. Abaixo vou deixar meus alias preferidos: o git pizza que limpa e atualiza o repositório; e o git nuke que faz a mesma coisa porém descarta tudo que está no gitignore, como se o repositório tivesse sido clonado sem nada além do que está no remote.

$ git config --global alias.pizza '!git clean -fd && git reset --hard && git fetch -fp && git pull'
$ git config --global alias.nuke '!git clean -fdx && git reset --hard && git fetch -fp && git pull'

Um dos motivos de escrever este post foi ter estes comandos fáceis de achar quando eu precisar, além de compartilhar algo que acho bem interessante e produtivo no uso do git. Se você tem alguma dica legal para usar o git deixe aqui nos comentários.

comments powered by Disqus