game-dev,

Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 13 de Março de 2015 · 1 min de leitura
Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games
Compartilhe

Eu poderia escrever um texto cheio de figuras para explicar o que é SCRUM e como funciona, mas ao invés disso encontrei um video que ensina em 15 minutos todos os conceitos desta metodologia de desenvolvimento ágil.

E onde entra a parte de games nisso? O SCRUM é muito bom para softwares, porém para games é necessário alguns ajustes, já que uma mesma sprint pode envolver diversas áreas ao mesmo tempo. Por exemplo, uma tarefa de fazer um jogador pular vai precisar de programação, arte, animação, efeito sonoro, balanceamento, entre outras coisas.

O livro abaixo, Agile Game Development with SCRUM, foi escrito pela primeira pessoa a introduzir SCRUM no desenvolvimento de jogos AAA. O autor Clinton Keith trabalhou na Rockstar, e utilizou esta metodologia para desenvolver o jogo Midnight Club.

Neste livro ele conta sua experiência em adaptar a metodologia em projetos de jogos. Deu tão certo que ele saiu da indústria e hoje é instrutor e consultar de SCRUM. O livro pode ser comprado na Amazon através deste link.

Imagem da capa: Marseille France-September 30, 2007 do Shutterstock.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.