livros,

Head First HTML5 Programming

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 19 de Dezembro de 2013 · 2 min de leitura
Head First HTML5 Programming
Compartilhe

Assim como a maioria dos livros da série Head First (Use a Cabeça, no Brasil), o HTML5 Programming mostra tudo que é preciso saber sobre o assunto com excelentes metáforas e associações com casos do dia-a-dia, melhorando a aprendizagem.

Do básico de HTML5, à tópicos mais avançados envolvendo Javascript, Head First HTML5 Programming monstra os conceitos básico e como implementá-los em situações reais, com destaque para as funcionalidades de localização, armazenamento e o canvas, novo recurso gráfico do HTML5.

A didática deste livro, assim como todos os comentários nas suas seções, são muito bons. Este é o segundo livro que eu li desta série (o primeiro foi o Desenvolvendo para iPhone), e este mesmo padrão de qualidade está presente em todos os livros. Eu recomendo fortemente que os exercícios propostos sejam feitos, ajudam bastante a fixar o conteúdo proposto.

O principal item do HTML5 apresentado no livro é o canvas, e tudo que pode ser feito nele. Na minha primeira experiência com o HTML5, onde fiz este PONG, tive que estudar e entender como utilizar o canvas, pois ele é responsável por toda parte gráfica. O canvas é o lendário substituto do Flash, por que nele podemos criar animações e jogos, teoricamente tudo que também é possível fazer com o Flash, mas sem a facilidade da interface.

Este livro pode ajudar muito se você está desenvolvendo um jogo com HTML5, ou pretende apenas aprender sobre o assunto. Existem frameworks para desenvolvimento de jogos mobile como o PhoneGap e o Titianium que usam HTML5 por dentro, e você pode programar em Javascript como faria no browser.

O ebook que li foi enviado pela editora americana O’Reilly, pois ainda não existe versão em português no Brasil. Você pode comprar este e outros livros da série em sites como a Amazon, que envia livros sobre problemas para o Brasil (comprei muitos livros lá já), ou também comprar a versão digital e ler em qualquer lugar (smartphone, tablet, desktop, laptop e leitores de ebook).

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.