gamedeveloper

Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era algo que sempre quis fazer mas sempre deixava pra depois que é gravar vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Como tive um bom feedback sobre isso decidi começar, e este é o meu primeiro vídeo para o blog.

O tema que escolhi pra começar foi como usar o Profiler da Unity para identificar e otimizar o código do jogo. É claro que esse vídeo não é um guia absoluto, eu mostrei apenas um pouco sobre a ferramenta e como identificar o que está acontecendo na chamada de Update do MonoBehaviour na Unity. É algo simples e muito útil que eu faço no meu dia-a-dia.

Minha ideia era fazer um vídeo curto e eu juro que na minha cabeça ia ficar entre 10 e 20 minutos. Quando vi que deu mais de 40 minutos fiquei bastante surpreso por que passou muito rápido. Não editei o vídeo pra ficar mais rápido e fácil de publicar, se não ia demorar ainda mais pra eu fazer isso e não queria mais nada me impedindo de publicar.

Existem muitos canais e vídeos ensinando desenvolvimento de jogos e Unity, por isso quis fazer algo mais informal como se eu estivesse mostrando algo pra alguém ao invés de ensinar. Eu até pulei muita coisa pra poder focar no meu objetivo que era mostrar como eu uso o Profiler.

Comentem no vídeo ou no blog se vocês gostaram desse formato, seu feedback é importante pra eu saber se estou indo no caminho certo. Ah, e façam sugestões de temas para próximos vídeos!