Palestra sobre desenvolvimento de jogos na UFRJ - GECOM 2011

Ontem apresentei uma palestra sobre Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), á convite do Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) no Ciclo de Palestras 2011 que apresentou o tema “Computação e Informação, uma nova abordagem”. Fiquei muito feliz e honrado com o convite, e foi uma experiência incrível e única falar sobre a área que eu estudo e trabalho para pessoas interessadas em ouvir o que eu tinha para falar sobre o assunto.

Foi a primeira vez que saí de São Paulo, e também a primeira vez que peguei um avião (outra experiência incrível no meu dia). Apesar do calor e ter ido apenas para a universidade, gostei do pouco que vi do Rio, e quero voltar lá um dia para conhecer melhor a cidade. Pelo que me falaram, a parte legal fica mais perto do centro da cidade, um pouco longe da Ilha do Fundão, onde fica a UFRJ.

Na apresentação abordei alguns aspectos que considero essenciais para desenvolvedores independentes que querem fazer jogos para iOS e Android. Na primeira parte existem detalhes sobre o mercado de dispositivos móveis, com o foco em informações úteis sobre o iOS e o Android. A segunda parte fala sobre o** processo de desenvolvimento de um jogo, desde seu conceito na pré-produção, passando pelo seu desenvolvimento na produção, e publicando o produto final em sua pós-produção. Na terceira e última parte da apresentação estão algumas dicas que considero valiosas para **quem quer trabalhar com jogos, e no fim existe uma lista de sites, revistas e livros muito bons sobre desenvolvimento de jogos.

Tentei resumir muita coisa que aprendi desde que comecei a estudar desenvolvimento de jogos e trabalhar na área, além de focar todas as informações apresentadas no que os programadores precisam saber para fazer seus jogos e publicá-los. Espero que esta apresentação seja muito útil para todos que acessam o meu blog com interesse em desenvolver jogos.

Agradeço muito a organização do evento pelo convite e pela espaço que me deram para minha apresentação. Espero que os alunos tenham gostado da apresentação tanto quando eu gostei de apresentar para eles!

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

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