Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher

Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher

O livro Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos (Rules of Play: Game Design Fundamentals) é uma obra famosa sobre Design de Jogos, uma referência em diversos cursos de desenvolvimento de jogos no mundo inteiro, e a editora Blucher lançou no Brasil uma versão traduzida deste livro.

Escrito por Katie Salen e Eric Zimmerman (ambos designers de jogos e professores em universidades americanas), este livro trata a criação de um jogo de forma lúdica, desde os conceitos básicos sobre o que é jogar, segundo o filósofo Johan Huizinga (que escreveu Homo Ludens), até conceitos mais atuais, todos aplicados a Design de Jogos.

Sua abordagem é muito ampla, cobrindo tudo que um Game Designer precisa saber a respeito de criar conceitos e mecânicas de jogos. Este livro também faz o leitor pensar e rever conceitos sobre a importância da atividade lúdica para o ser humano. Eles livro é um guia para o Designer de Jogos entender vários aspectos que um jogo possui, como sua influência cultural, e também ensina a explorar mais a capacidade lúdica que os jogos possuem.

A editora Blucher dividiu o livro em 4 volumes, cada um com uma parte diferente do livro. Abaixo está o conteúdo de cada volume:

Volume 1 – Principais Conceitos – tem como temas a interação lúdica significativa, o design, os sistemas, a interatividade, a definição de jogos e de jogos digitais, o circulo mágico e os esquemas primários.

Volume 2 – Regras – tem como temas a definição das regras, as regras em três níveis e dos jogos digitais, os jogos como sistemas emergentes, de incerteza, de teoria da informação, de informação, cibernéticos, da teoria dos jogos e por fim como sistemas de conflitos, além de abordar a quebra das regras.

Volume 3 – Interação Lúdica – tem como temas a definição de interação, os jogos como experiência lúdica e do prazer, os jogos como interação lúdica de significados, narrativa e da simulação, e ainda os jogos como experiência social.

Volume 4 – Cultura – tem como temas a definição de cultura e os jogos como retórica cultural, cultura aberta, resistência cultural e ambiente cultural.

A qualidade da tradução do livro está muito boa, e este é um livro obrigatório para estudantes e game designers! A leitura é bem tranquila, e o conteúdo é realmente bom para qualquer pessoa que gosta de desenvolvimento de jogos. Mesmo pesquisadores que desenvolvem trabalhos acadêmicos relacionados a video games podem aproveitar este livro, graças a visão única dos autores e de todo material que eles pesquisaram para criar este livro.

Quero agradecer a editora Blucher por gentilmente me enviar os 4 volumes da coleção Regras do Jogo, muito obrigado! Vocês podem comprar os livros no site da editora ou em livrarias.

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Esta semana começa o Ludum Dare #41

Na próxima sexta-feira começa a [edição de número 41 da game jam Ludum Dare](https://ldjam.com/events/ludum-dare/41), uma ótima chance de...… Continue lendo