30 dias na indústria de games

30 dias na indústria de games

O blog está meio parado por que estou enrolado com o meu TCC da pós-graduação e também por uma grande mudança na minha vida: Há 30 dias atrás deixei de ser um Analista de Sistemas e consegui um emprego como Engenheiro de Software na Glu Mobile, uma empresa que faz jogos e porting de jogos para celulares e smartphones. Depois de 1 ano e meio desde que comecei a estudar desenvolvimento de jogos mais a sério, consegui entrar na indústria de games. Estou trabalhado no departamento de engenharia responsável por porting de jogos para a região da América do Norte.

Até chegar nisso foram muitos livros, aulas da pós-graduação e projetos – tudo relatado aqui neste blog. Agora começou uma nova etapa, onde eu estou aprendendo mais do que nunca sobre desenvolvimento de jogos (na prática) e como uma empresa desta área funciona, sem falar no contato com pessoas do mundo inteiro que possuem muitos interesses em comum. A empresa é incrível, com um ambiente bem característico com o que se espera de uma empresa de games.

Bom, mas você sabe o que é porting de jogos? Basicamente é pegar uma versão de um jogo, desenvolvida por outra equipe, e fazê-la funcionar em outros celulares, criando versões para cada tipo de configuração de celular. Porém isto não é tão fácil quanto parece, e nem tão simples quanto eu imaginava. Entre as tarefas relacionadas ao porting de um jogo estão: analisar e diminuir o consumo de memória e processamento, melhorar o desempenho do jogo, saber identificar problemas rapidamente, entender por que acontece uma coisa no emulador e outra no aparelho, entender código feito por outras pessoas, corrigir bugs (muitas vezes estranhos), entre muitas outras tarefas.

No geral, trabalhar com porting de jogos é bem desafiador. Existem diversas coisas que te obrigam a pensar e agir rápido, e você consegue desenvolver muitas habilidades de programação e engenharia. Após estes 30 dias tenho certeza que está é a indústria em que eu quero trabalhar. Porting não é fácil e eu tenho muito o que aprender, mas agora estou no caminho! Go go go!

Ah, sempre tem alguma vaga aberta na Glu, em diversas áreas como arte, programação e QA. Acesse o site para ver as vagas: http://www.glu.com/jobs

Existem diversas coisas que quero postar aqui, mas está difícil de arrumar tempo para escrever. Vou tentar postar com mais frequência, mesmo que seja algo mais curto e direto, principalmente por que tenho muitas coisas sobre o desenvolvimento do meu TCC para contar aqui.

comments powered by Disqus