unity,

Relatório da Unity sobre jogos e tendências

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 25 de Fevereiro de 2021 · 2 min de leitura
Relatório da Unity sobre jogos e tendências
Compartilhe

A Unity publicou esta semana o 2021 Game Report contendo informações e muitos dados sobre a indústria de jogos em 2020, apontando tendências para 2021. Os dados analisados no relatório são de desenvolvedores que utilizam a engine e, apesar de representar apenas quem publicou jogos utilizando a Unity, ainda assim é bem relevante como mostram os dados.

Os números impressionantes demonstram um crescimento da engine e da indústria de jogos. De acordo com a Unity, jogos desenvolvidos com a engine foram baixados cerca de 5 bilhões de vezes por mês em 2020, sendo que o número de jogadores ativos mensal foi em média 2.8 bilhões. A rede de publicidade Unity Ads teve 23 bilhões de impressões de anúncios por mês.

O relatório também mostra que a pandemia do COVID-19 contribuiu para o aumento da quantidade de jogadores que buscaram jogos mid/hardcore ao invés de casuais, que eram mais populares principalmente por quem utilizava com frequencia o transporte público. O gráfico abaixo faz um comparativo entre 2019 e 2020 e mostra que os jogadores estão dando preferência por jogos com mais contéudo já que possuem mais tempo disponível sem interrupções para jogar.

Commuter and mid/hardcore DAU, % change - Unity’s 2021 Gaming Report

O revenue, que é a receita que o jogo faz, também cresceu em comparação com o ano anterior. O gráfico abaixo mostra que no D1, ou seja, no dia seguinte após a primeira vez que o jogo foi aberto (D0), a receita gerada por compras dentro do jogo (IAP) aumentou bastante. Este aumento de revenue também foi bem expressivo em jogos que possuem ads (publicidade) como fonte de receita.

D1 IAP revenue growth trend - Unity’s 2021 Gaming Report

Estes dados e muito mais estão disponíveis gratuitamente no relatório da Unity, disponível aqui em Inglês. Recomendo a leitura e análise dos dados, principalmente se você tem algum projeto em desenvolvimento para ser lançado em breve - muitos dados ainda são válidos e podem ser considerados indicadores para um produto.

Por fim, a Unity fez algumas previsões baseadas nas tendências observadas durante 2020:

  • Mudanças em privacidade terão um grande impacto em jogos mobile (exemplo disso é o AppTrackingTransparency da Apple que vai ser habilitado em breve no iOS 14.5).
  • Cross-platform entre mobile e HD (desktop/consoles) é o futuro.
  • Mesmo após o COVID-19 o número de jogadores vai continuar alto.

Eu pessoalmente concordo e acredito nas previsões da Unity, principalmente na questão do cross-platform entre mobile e desktop/consoles. Além disso, acredito que a geração anterior de consoles, PS4 e Xbox One, vão continuar com novos lançamentos por um tempo maior do que na geração do PS3 e Xbox 360. A base de jogadores é bem grande e acho que vai demorar para a maioria migrar para a geração atual do PS5 e Xbox Series X/S. E você, leitor, tem alguma outra previsão para a indústria de jogos em 2021?

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.