game-dev,

Vida de QA (Game Tester)

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 20 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Vida de QA (Game Tester)
Compartilhe

Este vídeo mostra a vida de um QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester), o cara responsável por testar o jogo e garantir sua qualidade durante a produção do game.

Já trabalhei com muitos QAs na Glu Mobile e na Electronic Arts, e com certeza esse tipo de coisa acontece. No vídeo abaixo (audio e legenda em inglês) algumas coisas são exageradas, como o bug que aparece no vídeo com o status NMI (Need More Information), mas outras são bem realistas.

Muita gente não dá valor ao trabalho de um QA, pois alguns pensam que eles só ficam jogando e muitos começam a trabalhar na área com este mesmo pensamento. O QA tem que jogar o jogo sim, mas em busca de problemas para que o jogo seja lançado e agrade o jogador.

QAs também sempre devem documentar da melhor maneira possível os passos para reproduzir um bug. No vídeo aparece isso também, e em alguns casos exagerados, mas em outros não. Desenvolvedores não devem subestimar o trabalho de um QA, e um QA não deve pensar que vai ficar o dia inteiro só jogando.

Em muitas empresas o cargo de QA é a porta de entrada para começar a trabalhar na área, por isso contratam gente sem experiência mas que tem interesse em fazer carreira na área de games. O importante é sempre ter um foco e saber para onde direcionar a carreira, mesmo que seja se tornar um QA Lead Badass. Caso tenha uma oportunidade como esta, aproveite pare aprender o máximo que puder com os desenvolvedores e logo você será um deles.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.