game-dev,

Vida de QA (Game Tester)

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 20 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Vida de QA (Game Tester)
Compartilhe

Este vídeo mostra a vida de um QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester), o cara responsável por testar o jogo e garantir sua qualidade durante a produção do game.

Já trabalhei com muitos QAs na Glu Mobile e na Electronic Arts, e com certeza esse tipo de coisa acontece. No vídeo abaixo (audio e legenda em inglês) algumas coisas são exageradas, como o bug que aparece no vídeo com o status NMI (Need More Information), mas outras são bem realistas.

Muita gente não dá valor ao trabalho de um QA, pois alguns pensam que eles só ficam jogando e muitos começam a trabalhar na área com este mesmo pensamento. O QA tem que jogar o jogo sim, mas em busca de problemas para que o jogo seja lançado e agrade o jogador.

QAs também sempre devem documentar da melhor maneira possível os passos para reproduzir um bug. No vídeo aparece isso também, e em alguns casos exagerados, mas em outros não. Desenvolvedores não devem subestimar o trabalho de um QA, e um QA não deve pensar que vai ficar o dia inteiro só jogando.

Em muitas empresas o cargo de QA é a porta de entrada para começar a trabalhar na área, por isso contratam gente sem experiência mas que tem interesse em fazer carreira na área de games. O importante é sempre ter um foco e saber para onde direcionar a carreira, mesmo que seja se tornar um QA Lead Badass. Caso tenha uma oportunidade como esta, aproveite pare aprender o máximo que puder com os desenvolvedores e logo você será um deles.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.