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Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Jolt

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 19 de Janeiro de 2011 · 1 min de leitura
Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Jolt
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Game Jolt é um portal de jogos bem legal, onde você pode publicar seus jogos para web ou download, e as pessoas que jogam podem comentar e dar notas para os games. O foco do Game Jolt são desenvolvedores independentes e até estudantes que querem mostrar ao mundo seus jogos. Eu publiquei dois jogos neste portal, um feito em flash há muitos anos (meu primeiro game), e outro que fiz recentemente usando a Unity, que podem ser acessados por este link.

Além deste suporte aos desenvolvedores, o Game Jolt também realiza concursos de desenvolvimento de jogos indie. Ano passado eles organizaram um concurso bem legal, onde você tinha que pegar um jogo indie como base e recriá-lo em 8 bits. O jogos que ganharam ficaram realmente legais.

O concurso atual exige muita criatividade. O Invention Contest tem um tema: invenção. E você pode usá-lo como quiser para fazer um jogo criativo. Este concurso é bem parecido com o que a Microsoft faz na Imagine Cup, onde você recebe um tema e tem que fazer um jogo criativo, divertido e inovador. Claro que não podemos comprar este concurso com a Imagine Cup, mas a idéia é bem parecida.

Eu acho este tipo de concurso legal e desafiador, principalmente para quem quer ser game designer. Esta é uma boa oportunidade para você se testar e tentar ganhar um concurso internacional. Como os prêmios são bem simples, como um  jogo indie, a concorrência é pouca. Apesar de ser um portal relativamente novo, ganhar um concurso desses pode não te deixar rico, mas te dará visibilidade e respeito.

Outro aspecto que deixa o concurso interessante é o tempo: menos de um mês para fazer um jogo e enviá-lo. Por isso o jogo deve ser simples, mas sem deixar de ser divertido. Eu não sei se irei participar, provavelmente não por causa do prazo.

Boa sorte para quem quiser participar!

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Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.