unity,

Como fazer um sistema de build na Unity

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 18 de Dezembro de 2021 · 1 min de leitura
Como fazer um sistema de build na Unity
Compartilhe

A Unity possui um sistema de build onde você pode exportar seu projeto para diferentes plataformas e otimizaçoes. Este sistema é um pouco limitado quando utilizado através da interface do Editor, porém ele possui uma excelente API que pode ser utilizada para criar sistemas de build bem flexíveis e robustos.

Neste vídeo eu demonstro como utilizar a API BuildPipeline da Unity e como gerar uma build através da linha de comando sem precisar abrir o projeto - o que pode ser utilizado em conjunto com sistemas de integraçao contínua, como o Jenkins. Apesar de não mostrar detalhes de como configurar, ao final do vídeo mostro como o Jenkins pode ser utilizado para gerar a build do exemplo do vídeo.

Alguns links mencionados no vídeo:

Abaixo está a linha de comando executada para gerar as builds no vídeo. Os caminhos nesta linha de comando são do meu computador e podem não funcionar no seu, modifique de acordo com o seu ambiente de desenvolvimento.

"C:\Program Files\Unity\Hub\Editor\2020.3.23f1\Editor\Unity.exe" -quit -batchmode -projectPath "C:\Projects\unity-build-system-sample" -executeMethod BuildSystem.BuildAll -logFile "C:\Projects\unity-build-system-sample\BuildLog.txt"

O projeto do vídeo está disponível neste repositório no meu GitHub. Dúvidas, comentários ou sugestões para futuros vídeos deixem aqui no post ou lá no vídeo no YouTube.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.