10 anos

10 anos

Quando comecei este blog tinha acabo de me formar em Ciência da Computação e iniciado uma pós-graduação em Produção e Programação de Games. Na época fiquei em dúvida e quase escolhi fazer Engenharia de Software, porém decidi arriscar por que sempre tive interesse em jogos e computação gráfica. Foi uma escolha bem feliz, e 10 anos depois consegui construir minha carreira nesta indústria tão pequena, grande, lenta e rápida - é tudo ao mesmo tempo.

Meu primeiro post no blog, iniciado no Wordpress, foi um misto de coragem e ingenuidade. Eu não fazia ideia do que esperar, tinha acabado de me formar e conseguido um bom emprego como Analista de Sistemas, mas estava disposto a arriscar uma mudança na minha carreira em uma indústria que eu estava apenas começando a conhecer suas barreiras e dificuldades.

Eu sempre corri atrás do que quis, nada veio fácil, mas admito que eu estava no lugar certo e na hora certa. Comecei a pós-graduação em 2009, quando ainda não existiam estúdios indies contratando no Brasil, porém empresas grandes como Gameloft, Ubisoft, Electronic Arts e Glu estavam por aqui fazendo jogos. Duraram pouco tempo, mas tive uma oportunidade incrível de fazer parte da história da Glu e da EA no Brasil.

Minha carreira na indústria de jogos começou no meio de 2010, quando estava no final da pós-graduação e tinha uma boa ideia do que era necessário para desenvolver um game. Quase 9 anos depois reconheço que o blog me ajudou bastante na minha trajetória. Conheci muitas pessoas da indústria, participei de eventos, e também gosto de pensar que ajudei algumas pessoas que entraram em contato com dúvidas sobre como trabalhar nesta indústria tão conhecida e tão fechada.

Nestes anos o que mais me motivou a continuar com o blog foram os e-mails e comentários que sempre recebi, elogiando meu trabalho e cheios de perguntas que sempre gostei muito de responder. Quando comecei o blog estava perdido, e se não fosse a pós-graduação teria ficado perdido o até desistido de tentar entrar nesta indústria. Com os anos fui aprendendo muitas coisas, e sempre tive vontade de compartilhar meu conhecimento para que outras pessoas ficassem menos perdidas.

Confesso que, apesar de não desistir do blog, eu nunca fui muito constante. O gráfico abaixo mostra meu número de postagens nestes 10 anos. Eu gostaria muito de fazer a barrinha de 2019 ficar acima dos 40 posts, e tentar trazer minha frequência perto dos números de posts que escrevi entre 2012 e 2016, vamos ver se consigo.

Eu queria muita fazer algum tipo de comemoração para estes 10 anos. Isso é algo que pensei em fazer nos últimos 2 anos, mas apesar de várias ideias não coloquei nada em prática. Parte disso foi por que esse ano só escrevi 1 post em 4 meses (2 se contar este), e não senti que o blog estava em um clima de comemoração. Eu quero e preciso voltar a escrever com frequência aqui, continuar compartilhando minhas experiências, mas ainda não sei como.

Um terço da minha vida até agora foi ao lado desse blog, meu companheiro que tenho negligenciado. Parece que perdi algo nos últimas anos, e ainda não encontrei. Não quero me forçar a escrever por escrever, por isso preciso desse algo para continuar a escrever. Muito obrigado a todos leitores que fizeram e fazem parte da história do blog, cada um de vocês é muito importante pra mim e para o blog, e é o que me faz querer continuar escrevendo. Até o próximo post, e que venham mais 10 anos!

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Quero fazer jogos, e agora?

No final de abril aconteceu a primeira edição do POA Geek Week na PUCRS, que contou com a participação da [Aquiris](https://aquiris.com.b...… Continue lendo