noticias,

Tecnologia da Disney usada para fazer neve em Frozen

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 6 de Fevereiro de 2014 · 1 min de leitura
Tecnologia da Disney usada para fazer neve em Frozen
Compartilhe

O novo filme Frozen, da Disney, utiliza uma nova tecnologia criada pela Disney para simulação de neve, e o resultado é impressionante! Agora, imagine este tipo de tecnologia em jogos da nova geração?

O video neste link contém uma apresentaçõa e algumas explicações técnicas de como a neve foi recriada, e mostra todas as possibilidades para tipos diferentes de neve. Efeitos assim são pesados para calcular em tempo real, por isso geralmente são usados apenas em cut-scenes pré-renderedizados.

Porém, com o poder de processamento dos novos consoles Playstation 4 e Xbox One, esta realidade pode estar cada vez mais perto. Um exemplo disso são os detalhes do jogo Shadow of Mordor (video abaixo), que possui diversos detalhes antes não possíveis nos video games, como o movimento da capa mais realista.

Imagine só um jogo como Lost Planet ou Dead Space usando esta tecnologia da Disney em tempo real? Na verdade, nem precisa ser um jogo com neve, pois esta técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de partícula, o problema é saber o quanto um console vai aguentar renderizar em tempo real.

Alias, o filme é muito bom, vale a pena assistir! =)

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.