game-dev,

CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 19 de Agosto de 2011 · 1 min de leitura
CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis
Compartilhe

A Crytek, criadora dos jogos da série Crysis e da game engine CryENGINE, disponibilizou uma versão gratuita do seu software de desenvolvimento de jogos para uso não comercial. Assim, a CryENGINE 3 SDK é mais uma ótima opção para quem quer estudar desenvolvimento de jogos para PC utilizando as mesmas ferramentas usadas pelas empresas de games. O download gratuito pode ser feito aqui.

Além da engine da Crytek, existe também a Unreal SDK (UDK) da Epic Games, gratuita para uso não comercial. Será que estas empresas começaram a disponibilizar versões gratuitas de suas game engines para atrair estudantes e desenvolvedores independentes?

Este público, até então, tinha apenas engines “mais simples” como a Unity3D para usar. Eu acredito que o ponta pé inicial disso tudo foi a Unity3D oferecer uma versão gratuita de uma game engine muito boa, que começou a atrair pessoas que não queriam desenvolver jogos apenas programando – essas pessoas queriam algo visual, e isso atraiu não-programadores para a área de desenvolvimento de jogos. A Unity3D abriu uma porta incrível, e espero que a tendência seja que mais empresas grandes criem versões gratuitas de suas engines.

Quem ganha com isso somos nós, estudantes e desenvolvedores independentes, que podem brincar com “brinquedos de gente grande”. Confiram abaixo um vídeo de demonstração da CryENGINE 3SDK. Vou começar a estudar esta game engine e talvez fazer algum tutorial para postar aqui. Já que estamos no início da distribuição dessa ferramenta, provavelmente tutoriais devem ser úteis, principalmente em português.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.