game-dev,

Download de modelos 3D para jogos

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 9 de Abril de 2021 · 1 min de leitura
Download de modelos 3D para jogos
Compartilhe

Há um tempo atrás escrevi este post sobre sites para baixar sprites e modelos de jogos. Por mais que seja legal utilizar artes dos nossos jogos favoritos, existem leis de copyright que não permitem que um jogo seja feito e comercializado com propriedade intelectual de outras empresas.

Pensando nisso montei a lista de links abaixo, que são de sites onde artistas e animadores disponibilizam seu trabalho. Existe muito conteúdo gratuito mas lembre de sempre creditar o autor em seu jogo. Mesmo que não seja necessário para alguns casos, é um tipo de reconhecimento e divulgação muito bem vinda para alguem que dedicou horas (e até dias) criando uma arte ou animação, e depois disponibilizando gratuitamente.

Existem artes e animações que são pagas, muitas com preço bem acessível. Se você está fazendo um prótipo ou apenas testando algo, o conteúdo gratuito deve ser o suficiente para te ajudar em seu projeto. Porém, se você está desenvolvendo um jogo para ser lançado, recomendo dar uma olhada nas artes pagas pois existem muitas tão incríveis que vão deixar seu jogo ainda mais profissional, além de ajudar um artista talentoso.

Sketchfab

Conteúdo: Modelos 3D e animações (pagos e gratuitos). Possui plugins para Unity, Unreal e Godot.

Site: https://sketchfab.com

Turbo Squid

Conteúdo: Modelos 3D e animações (pagos e gratuitos).

Site: https://turbosquid.com

Unity Asset Store

Conteúdo: Modelos 3D e animações (pagos e gratuitos).

Site: https://assetstore.unity.com

Unreal Marketplace

Conteúdo: Modelos 3D e animações (pagos e gratuitos).

Site: https://unrealengine.com/marketplace

Kenny

Conteúdo: Modelos 3D (pagos e gratuitos).

Site: https://kenney.nl

Open Game Art

Conteúdo: Modelos 3D (gratuitos).

Site: https://opengameart.org

Conhece algum que não está a lista? Deixe um comentário abaixo pra eu poder incluir na lista.

Modelo 3D da capa: The Lighthouse.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.