como-programar-jogos,

Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 3 de Janeiro de 2021 · 6 min de leitura
Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos
Compartilhe

Já escrevi algumas vezes sobre cursos e tutoriais para aprender a programar jogos, porém é sempre bom relembrar este assunto com novas referências para quem está começando hoje. Então, decidi escrever um post bem simples e direto com recomendações, para diferentes níveis de conhecimento, combinando aprendizado em programação, inglês e desenvolvimento de jogos.

O conteúdo deste post são recomendações pessoais, baseadas na minha experiência e com certeza não são as únicas opções disponíveis no mercado. Não adicionei cursos acadêmicos, apenas cursos livres e sites com tutoriais.

Conhecimento Básico ou Nenhum

Se você está começando a estudar desenvolvimento de jogos, seja por hobby ou para entrar na indústria de jogos, é bom começar do básico e com conteúdo de qualidade. Nenhum destes cursos substitui uma formação acadêmica, que eu recomendo fazer, porém são complementares para entender como é desenvolver um jogo, ou para ter um primeiro contato e validar se é algo que realmente quer investir como carreira.

Alura

É um serviço de cursos online com excelente conteúdo para quem quer aprender a programar, ou até expandir seus conhecimentos. É um serviço pago, mas que o conteúdo vale cada centavo investido, já que a plataforma conta com mais de 1242 cursos até o momento. Confira os cursos de desenvolvimento de jogos disponíveis. E não se preocupe se sentir que não está pronto para iniciar direto com programação de jogos, é possível começar a aprender com alguns cursos de programação para se familiarizar um pouco, antes de partir para games. Acesse aqui.

Udemy

Se você ainda não tem certeza que é isso que quer estudar, talvez seja interessante ter um primeiro contato com um curso livre no Udemy, que possui cursos de desenvolvimento de jogos muito bons em português ou com legenda disponível. Lembre sempre de verificar se o curso está disponível em português ou se existem legendas, além de verificar os comentários dos alunos sobre o curso desejado. Acesse aqui.

Conhecimento Intermediário à Avançado

Para quem já tem um conhecimento prévio em programação e inglês, porém não necessariamente um conhecimento de programação de jogos, existem excelentes conteúdos disponíveis gratuitamente. Neste ponto é importante focar em uma game engine, como a Unity ou a Unreal. Com exceção do site da Unreal, todos os links abaixo são sobre Unity, já que é a game engine que trabalho há anos e tenho mais referências para indicar. Este conteúdo também é indicado para quem já teve um primeiro contato com desenvolvimento de games e quer se aprofundar mais.

Unreal Online Learning

No site oficial da Unreal Engine existe uma boa quantidade de tutoriais para aprender a desenvolver jogos utilizando esta tecnologia, seja através de C++ ou Blueprints. Existem tutoriais para todo nível de conhecimento, porém é necessário um conhecimento prévio em inglês para poder aproveitar melhor os cursos. O canal no YouTube da Unreal também possui muito conteúdo bom, recomendo seguir. Acesse aqui

Unity Learn

A Unity também tem o seu portal de tutoriais e cursos, o Unity Learn, que ficou totalmente gratuito no início do ano passado. Já fiz vários cursos disponíveis e não canso de recomendar esta plataforma para todos que queiram aprender a fazer jogos com Unity ou aprimorar seus conhecimentos na engine. O canal no YouTube da Unity também é um ótimo lugar para encontrar mais conteúdo sobre a engine. Acesse aqui.

Brackeys

Infelizmente, este canal deixou de produzir conteúdo desde o final do ano passado, com os criadores anunciando que vão focar em novos projetos. Porém, ainda existe muito conteúdo bom neste canal para estudar. Acesse aqui.

Code Monkey

Com vídeos curtos e objetivos, o Code Monkey explica muito bem como fazer algo bem específico na Unity. O canal tem crescido bastante, com tutoriais cada vez melhores e atuais. Acesse aqui.

Game Dev Guide

Este canal também possui vídeos curtos e objetivos, com excelente explicações, mas com uma frequência de postagem menor. Acesse aqui.

Infallible Code

Por fim, um canal que conheci a pouco tempo, com alguns vídeos bem interessantes. O autor realiza lives com frequência discutindo assuntos bem relevantes, vale conferir. Acesse aqui.

Conhecimento Avançado e Específico

Com um nível avançado em programação, desenvolvimento de jogos e entendimento de conteúdos em inglês, começa a surgir uma necessidade de se especializar em determinado assunto. Na minha opinião, é difícil um curso de desenvolvimento de jogos ser para um público avançado, uma vez que a base necessária para desenvolver um jogo já existe. Assim, faz mais sentido para mim aprender e recomendar técnicas diferentes, assuntos específicos e palestras sobre o desenvolvimento de grandes jogos.

GDC

A Game Developers Conference (GDC) é um evento anual que reúne profissionais da indústria do mundo todo com palestras e workshops sobre técnicas e tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de jogos. O evento conta com palestras desde postmortems até soluções bem inovadores utilizadas na geração atual de consoles. Mesmo que boa parte do conteúdo seja com base em game engines restritas, é possível abstrair e ter boas ideias para implementar em seu próprio projeto, ou aprender como um determinado desafio técnico foi solucionado. Acesse aqui.

Sebastian Lague

Descobri este canal recentemente e fiquei impressionado com os tutoriais. O Sebastian explica um pouco rápido, mas é possível aprender muita coisa sobre shader e técnicas avançadas para desenvolvimento de jogos na Unity. Alguns destaques são as playlists sobre geração procedural de planetas e simulação de ecossistemas, além de muito conteúdo sobre matemática aplicada em programação de jogos. Acesse aqui.

AI and Games

Se a especialização que você procura é em Inteligência Artificial, este canal tem muitos vídeos que vão te abrir os olhos para como determinadas técnicas são implementadas em jogos. Acesse aqui.

The Cherno

O Cherno faz vídeos sobre C++, OpenGL e tem uma série mostrando como desenvolver uma game engine do zero. Mesmo que não seja seu interesse criar uma game engine, este conhecimento é excelente para saber o que acontece por trás do seu código. Acesse aqui.

Game Maker’s Toolkit

Um canal bem grande sobre game design. Seus vídeos dissecam mecânicas e sistemas implementados em jogos, com discussões desde geração de números aleatórios e até o que torna uma Inteligência Artificial boa para um game. Acesse aqui.

Game Brain

Este canal é mais focado em game design e discussões sobre como alguns problemas foram resolvidos em determinados jogos. Apesar de não ter programação, seu conteúdo é bem técnico. Acesse aqui.

O que mais posso fazer para aprender?

Jogos. Desenvolva jogos sempre que puder. Busque inspirações em outros jogos ou em coisas que você gosta e tem interesse, sempre mostre seu projeto e peça feedback para você saber onde deve melhorar. Lembre-se que você deve fazer um jogo para alguém jogar, e não deixar escondido no seu computador.

Tem mais alguma dica de curso ou tutoriais que quer recomendar? Deixe um comentário aqui no post.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.