noticias,

GDC está chegando! Você sabe o que é a GDC?

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 22 de Fevereiro de 2015 · 1 min de leitura
GDC está chegando! Você sabe o que é a GDC?
Compartilhe

Como praticamente toda indústria, a de games também tem um evento voltado para quem trabalha nela. Eventos como a E3 e Tokyo Game Show tem o foco de mostrar novos jogos, novos consoles, o que está por vir, entre outras coisas. Mas a GDC é algo diferente, lá você conhece quem fez esses jogos e consoles, e muitas vezes aprende como foram feitos.

A Game Developer Conference (GDC) conta com diversas palestras e workshops apresentados por profissionais bem experientes da indústria. Embora seja voltado para desenvolvedores é comum novidades aparecerem, por isso muitos sites de jogos fazem uma pequena cobertura deste evento.

Ir para a GDC pode ser um pouco caro, principalmente agora que o dólar americano está beirando os R$3 reais, mas sem dúvidas é algo que vale a pena. Eu ainda não fui, mas é o evento de games que mais tenho vontade de ir. Além dasta GDC que acontece na primeira semana de Março em San Francisco, existem outros eventos  anuais da GDC na Europa e China (talvez opções mais baratas).

Outra coisa legal da GDC, e igualmente cara, é o GDC Vault. Um site com praticamente todo conteúdo dos eventos realizados nos últimos anos, disponíveis em vídeo, audio e apresentações. Porém, para ter acesso a isso é necessário pagar $495 dólares por ano ou ir para a GDC e ganhar um voucher que dura um tempo limitado. O GDC Vault também possui conteúdo gratuito, que apesar de limitado conseguimos aprender muito assistindo 1 hora de palestra.

Abaixo vou colocar alguns videos que achei no YouTube, com eles é possível ver o nível da qualidade do evento e também os grandes nomes que participam e podem ser encontrados em um corredor durante a GDC.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.