noticias,

Na próxima semana começa o Ludum Dare #42

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 30 de Julho de 2018 · 2 min de leitura
Na próxima semana começa o Ludum Dare #42
Compartilhe

Semana que vem começa a edição de número 42 da game jam Ludum Dare. Sempre recomendo participar de game jams, e esta em especial é a minha favorita pela sua simplicidade e frequencia. As vezes o tema escohido não é dos melhores, mas ainda assim te ajuda a pensar em um jogo criativo.

Novamente não vou participar, não me programei com antecedência e vou ter uma viagem no fim de semana do LD, que também é dia dos pais. Vou deixar abaixo a lista de dicas que sempre coloco nos posts sobre Ludum Dare, que também podem ser aplicadas em outras game jams e sempre tento atualizar esta lista e adicionar novas dicas.

  • Na semana do Ludum Dare o tema escolhido sai de uma lista com algumas opções, é bom pensar no que pode ser feito pra cada tema e estar preparado.

  • Escolha a linguagem de programação, framework ou game engine antes de começar e tenha certeza de que tudo está atualizado para não perder tempo esperando downloads ou configurando seu computador.

  • Esteja confortável com a tecnologia escolhida e faça alguns tutoriais se não estiver confiante que consegue fazer um jogo em pouco tempo com ela.

  • Vai ser necessário criar arte e som, então já se prepare antecipadamente para isso baixando os softwares necessários (mesmo que você ache que não vai dar tempo, se prepare pois vai que dá).

  • Se você tem dificuldade em se concentrar, não deixe a TV ligada e evite YouTube, tente ouvir trilha sonoras ou músicas que você gosta mas que não tirem seu foco.

  • Parece bobo mas planeje como serão suas refeições, e tente não sair pra comer pois isso pode te custar um tempo precioso. E café!

  • Planeje o que fazer em caso de falta de internet e/ou falta de energia elétrica, é sempre bom ter um plano B e um lugar pra ir (algo tipo Starbucks, por exemplo).

  • Fazer um planejamento rápido das tarefas pode ser bem útil, utilizando Trello ou até papel e post-its, mas cuidado para não perder muito tempo detalhando as tarefas.

Confira aqui as minhas participações anteriores. O ludum dare acontece a cada 4 meses e dura apenas 48 horas (fazendo o jogo sozinho) ou 72 horas (fazendo o jogo em grupo), e eu recomendo muito participar. O objetivo é fazer um jogo simples (no tema mais votado) e se divertir!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.