jogos,

Flash web games

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 30 de Julho de 2009 · 1 min de leitura
Flash web games
Compartilhe

Hoje assisti uma palestra na Alpha Channel sobre Web Games, que me incentivou a escrever este post, e também me lembrou de um web game em flash que fiz em 2005, seguindo um tutorial que achei no Google. Foi o primeiro jogo que fiz, quando estava aprendendo Flash no meu primeiro estágio de web designer.

Clique na imagem para jogar

Web games são jogos de desenvolvimento curto, geralmente simples e casuais, e que podem ensinar muitas coisas sobre o desenvolvimento de um jogo. Uma das principais vantagens de desenvolver este tipo de jogo é a possibilidade de fazer um bom jogo sozinho, além do Flash ser uma ferramenta poderosa e não muito complicada de mexer, bem mais simples de se familiarizar do que começar a desenvolver em C++, por exemplo.

Como já escrevi neste post, o Flash é uma opção para começar a estudar o desenvolvimento de games, talvez a mais simples para quem não conheça muita coisa de programação. Este tipo de jogo, mesmo sendo simples e, muitas vezes, cópia de algum outro jogo existente, pode ajudar muito a formar um portifólio.

As empresas brasileiras que desenvolvem este tipo de jogo vendem isto como uma opção de solução de publicidade e marketing, também conhecido como Advert games. Esta deve ser a melhor forma de gerar lucro, pois jogos puramente de entretenimento não dão retorno financeiro, embora possa ser explorada a venda de publicidade no site em que o jogo está hospedado, tudo depende do modelo de negócio da empresa ou do desenvolvedor.

Espero que gostem do jogo que fiz, comentários serão muito bem vindos!

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.