noticias,

King lança sua engine 2D Defold de graça

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 23 de Março de 2016 · 1 min de leitura
King lança sua engine 2D Defold de graça
Compartilhe

A King, famosa pelo seu jogo Candy Crush Saga e outros similares, lançou esta semana sua game engine chamada Defold para desenvolvimento de jogos em 2D. Ela é gratuita, conta com editor visual, controle de versão, editor de nível, e editor para programação em Lua.

Além de tudo isso, Defold exporta seu jogo para seis plataformas: iOS, Android, HTML5, Mac OS X, Windows e Linux. Para baixar e usar a Defold é necessário utilizar uma conta Google para logar no site e criar os projetos. A Defold funciona com uma integração entre o site e a engine, o que permite gerenciar o projeto, acesso para equipe e até dados de uso do jogo (analytics) pelo site.

A Defold é uma engine gratuita para jogos 2D, porém não é open source. O objetivo da King é fornecer uma ferramenta profissional para desenvolvimento de jogos gratuitamente, mas também receber ajudar dos desenvolvedores para identificar bugs e sugerir melhorias. Isto também deve ajudar a King a contratar desenvolvedores que já tenham experiência com esta engine, antes usada apenas internamente.

Eu fiquei impressionado pelo simplicidade e, ao mesmo tempo, a riqueza de detalhes que esta game engine tem. A King também disponibilizou tutoriais e documentação bem completa, com uma qualidade esperada de uma empresa do porte deles, além de um forum para os desenvolvedores.

Mês que vem, dia 15 de Abril, teremos uma nova edição do Ludum Dare e eu pretendo participar utilizando a Defold. Veja aqui alguns jogos já publicados.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.