noticias,

Esta semana começa o Ludum Dare #39

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 24 de Julho de 2017 · 1 min de leitura
Esta semana começa o Ludum Dare #39
Compartilhe

Na próxima sexta-feira começa o Ludum Dare #39, e esta vai ser ser minha oitava participação seguida nesta game jam. Na última participação não tive muito tempo sobrando para fazer um jogo e acabei escolhendo usar Unity, a tecnologia que eu uso no meu dia-a-dia, para poder pelo menos fazer um protótipo e demonstrar uma mecânica dentro do tema.

Desta vez estou pensando em utilizar Corona, um framework para desenvolvimento mobile que utiliza a linguagem de programação Lua. Já utilizei Corona para fazer alguns protótipos e projetos pessoais há um tempo e é bem fácil de usar e conseguir um resultado rápido. Estava vai ser a segunda vez que vou utilizar Lua em um Ludum Dare, na edição #35 fiz um jogo utilizando Defold, e de todas as minhas participações foi o jogo com o maior conteúdo que fiz para uma game jam (apesar de ter falhas no game design e não ter ficado divertido de jogar). Uma boa dica para utilizar Corona é utilizar o Sublime ou Atom e configurar plugins que ajudam no desenvolvimento, como esta lista de plugins do Gregório para Sublime.

Confira aqui as minhas participações anteriores. Se você está em dúvida sobre o que utilizar, dê uma lida neste post sobre algumas engines e frameworks gratuitos que estão no GitHub.

Neste post eu dei algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para se preparar antes e durante esta game jam, vale a pena a leitura. O ludum dare acontece a cada 4 meses e dura apenas 48 horas (fazendo o jogo sozinho) ou 72 horas (fazendo o jogo em grupo), e eu recomendo muito participar. O objetivo é fazer um jogo simples (no tema mais votado) e se divertir!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.