9 anos de blog e novo layout

9 anos de blog e novo layout

Não parece que fazem 9 anos desde que escrevi este post começando o blog. Mas sempre que decido mudar layout ou a tecnologia usada nele, e tenho que revisar todos os 330 posts, ai sim vejo o quanto fiz em quase uma década trabalhando na indústria de games e tentando manter o blog atualizado. Também vejo onde falhei e o quanto ainda quero fazer pela minha carreira e pelo blog, que me ajudou a abrir muitas portas.

Nesses anos eu mudei muito minha maneira de pensar sobre diversos assuntos relacionados a desenvolvimento de jogos e a indústria, mas mesmo assim deixo os posts antigos com minhas opiniões antigas pra eu perceber essas mudanças e ver como eu era idiota hahaha. 9 anos e 330 posts parecem números grandes pra mim, mas já deixei de postar tantas coisas por aqui e sei que este número poderia ser muito maior. As desculpas pra isso foram variadas: falta de tempo, falta de planejamento, falta de inspiração, falta de vontade e falta de ânimo.

Mas sempre voltei a publicar posts e melhorar o blog por que, por mais que eu tenha bloqueios, receber um e-mail ou um comentário de alguém elogiando um post ou até contando que segue o blog há anos e de alguma maneira eu consegui ajudar esta pessoa não tem preço pra mim. Eu nem imaginava algo assim quando comecei o blog, queria compartilhar o que eu estava aprendendo e conhecendo na indústria por que não encontrei muita coisa sobre isso em português quando comecei. Com o tempo percebi que eu estava realmente ajudando pessoas que estavam passando pelo mesmo problema: falta de informação.

Felizmente hoje existem outros blogs, sites e podcasts sobre o assunto, e cada vez mais pessoas tem acesso a informações sobre a área de desenvolvimento de games no Brasil e fora do país, e isso está ajudando muita gente que achava que trabalhar com jogos era algo impossível. Fico feliz em fazer parte disso, e esse é o meu maior incentivo para continuar e investir mais tempo no blog. Nunca quis usar o blog para me mostrar, mas sim para compartihar conhecimento, e vou continuar fazendo isso por muito tempo!

Quem me indicou este novo esse layout, que é um tema para o Jekyll, foi o Baldi do GGDevCast, que também está fazendo sua parte com os demais integrantes do podcast. E isso é o que todos que trabalham na área precisam fazer: compartilhar conhecimento.

Ano que vem o blog e minha carreira em games fazem 10 anos, isso é 1/3 da minha vida. Esta atualização de layout é uma das coisas que estava preparando para que esta data seja especial, e este é apenas o início. Meu canal no YouTube começou tímido mas logo vou publicar mais vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Muito obrigado por acompanhar meu blog, seja por anos ou minutos, isso significa muito pra mim.

A imagem da capa sou eu navegando pelo Guaíba por que não fazia ideia do que colocar neste post, mas o leme é de mentira.

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Comparando deletages e Unity Events

No [meu vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=pvqhsR5Yuo0) sobre um padrão para enviar mensagens na Unity utilizando `deletage` tive um ...… Continue lendo