noticias,

Corona agora é gratuita

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 26 de Junho de 2017 · 1 min de leitura
Corona agora é gratuita
Compartilhe

A Corona Labs decidiu unir seus dois modelos de negócio, Corona SDK (que já era gratuito) e Corona Enterprise (que era pago), em um único produto agora chamado apenas de Corona. As vantagens para desenvolvedores são que não há limites ou taxas, e que é possível desenvolver código nativo sem precisar pagar a mais por isso. Porém, agora toda build terá uma splash screen da Corona (como a Unity faz na versão gratuita), que pode ser removida comprando um plugin que custa $99 dólares por ano.

Já utilizei o Corona SDK para alguns projetos pessoais, principalmente protótipos pela facilidade de programar features simples em 2D com a linguagem script Lua. Nunca usei a versão Enterprise, e isso é algo que pretendo testar em breve pra ver como o desenvolvimento nativo funciona nela. A Corona conta com uma loja de assets e plugins, bem similar à da Unity, onde desenvolvedores podem encontrar de tudo, como templates de jogos bem úteis para estudar desenvolvimento na Corona.

Corona está disponível para Windows e macOS. Recomendo baixar e testar, é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de jogos 2D para dispositivos móveis e desktop. Para programar em Lua com a Corona já usei muito o Sublime, mas hoje recomendo o Atom por ser gratuito e mais simples de instalar plugins.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.