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Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 19 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador
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Uma das coisas mais frustrantes para um jogador é fazer uma ação no jogo e não ter um feedback do próprio jogo informando se a ação foi realizada, ou se ele fez algo errado.

É importante para um bom gameplay fornecer ao jogador um feedback para cada ação, para deixar claro se ação foi realizada com sucesso ou não.

O feedback pode ser uma mensagem de texto, um ícone na tela ou simplesmente um som. Fornecer um feedback das ações é um detalhe que deixa o jogo mais profissional, e evita o jogador de se sentir perdido ou irritado.

Este tipo de recurso faz parte do design de interface do jogo, pois deve ser prevista uma área para exibir o feedback para o jogador (caso seja um aviso gráfico). Um exemplo de feedback é a mensagem do windows quando você tenta apagar algo, ele pergunta se você realmente quer apagar:

No caso de jogos, pode ser exibido uma outra mensagem informando que a ação foi realizada com sucesso (ou não). Pode parecer chato sempre querer confirmar ações, mas isso é menos chato para o jogador do que perder algo importante no jogo por falta deste recurso.

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.