como-programar-jogos,

Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 19 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador
Compartilhe

Uma das coisas mais frustrantes para um jogador é fazer uma ação no jogo e não ter um feedback do próprio jogo informando se a ação foi realizada, ou se ele fez algo errado.

É importante para um bom gameplay fornecer ao jogador um feedback para cada ação, para deixar claro se ação foi realizada com sucesso ou não.

O feedback pode ser uma mensagem de texto, um ícone na tela ou simplesmente um som. Fornecer um feedback das ações é um detalhe que deixa o jogo mais profissional, e evita o jogador de se sentir perdido ou irritado.

Este tipo de recurso faz parte do design de interface do jogo, pois deve ser prevista uma área para exibir o feedback para o jogador (caso seja um aviso gráfico). Um exemplo de feedback é a mensagem do windows quando você tenta apagar algo, ele pergunta se você realmente quer apagar:

No caso de jogos, pode ser exibido uma outra mensagem informando que a ação foi realizada com sucesso (ou não). Pode parecer chato sempre querer confirmar ações, mas isso é menos chato para o jogador do que perder algo importante no jogo por falta deste recurso.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.