OUYA, o projeto de console baseado em Android

O OUYA é um projeto de console de video game, baseado na plataforma Android, que precisava de “apenas” $1 milhão de dólares para sua produção e comercialização, e eles já conseguiram mais de $5 milhões no Kickstarter.

Sua proposta é revolucionar a indústria de games oferecendo um console de baixo custo (cerca de $99 dólares), com muitos jogos gratuitos (e alguns bem baratos), sem a necessidade de mídia física. Seu hardware possui uma boa configuração para rodar o sistema operacional Android, totalmente aberto e pronto para ser explorado em todos seus limites pelos desenvolvedores (e hackers).

O modelo de negócios pretendido pelo OUYA é uma versão muito melhorado do falido console brasileiro Zeebo. Diferente do Zeebo, o hardware do OUYA é bom para rodar jogos mobile, e provavelmente muitos títulos famosos e atuais estarão disponíveis na sua loja virtual.

Uma das características que me chamou mais a atenção é o suporte que eles darão aos desenvolvedores. Qualquer console pode ser utilizado para desenvolvimento, e o devkit não precisa ser comprado, nem sequer uma licença para desenvolver. Por ser um sistema Android, o desenvolvimento é basicamente o mesmo que mobile, apenas é necessário adaptar o jogo para usar o controle do OUYA e sua lib.

Podem ser necessárias algumas adaptações de gameplay, pois todo jogo android é baseado em touch, mas essa deve ser uma das poucas camada de desenvolvimento necessárias para fazer um jogo android rodar no OUYA. Mais detalhes sobre o projeto podem ser vistos no site do Kickstarter, e o IGN fez uma mini review no vídeo abaixo para apresentar o console.

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Git e LFS em projetos Unity

No meu post [Comparando delegates e Unity Events](https://gamedeveloper.com.br/unity-events) o leitor Carlos Roger fez um comentário perg...… Continue lendo

Postmortem de 2018

Published on December 31, 2018

Quanto custa fazer um jogo?

Published on December 15, 2018