noticias,

Concurso de desenvolvimento de jogos: SENAC e-games 2011

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 18 de Julho de 2011 · 2 min de leitura
Concurso de desenvolvimento de jogos: SENAC e-games 2011
Compartilhe

O e-Games é um concurso de desenvolvimento de jogos organizado pelo SENAC São Paulo com o foco principal em estudantes e desenvolvedores independentes de todo o Brasil. Como os prêmios geralmente são consoles de video game ou jogos, este tipo de concurso é muito mais atraente para estudantes, pois não vale a pena para uma empresa participar. Isso é uma grande vantagem, pois garante que empresas da área, mesmo pequenas, não participem já que o prêmio não é em dinheiro, além da visibilidade ser menor do que um concurso internacional.

Por isso, recomendo a todos que gostam de desenvolver jogos a participar. Vale muito a pena! Na primeira edição deste evento, em 2009, fiz um porting de um jogo de celular (projeto de uma matéria da pós-graduação) para XNA, e consegui ser finalista entre os 5 melhores. No ano passado, na segunda edição do concurso, estava mais confiante de que teria chances de chegar na final, pois estava participando com o meu TCC da pós-graduação, e realmente consegui ficar entre os 5 melhores de novo. Este ano pretendo participar pela terceira vez seguida.

Nesta edição dividiram o concurso em três categorias: jogos para console/PC; jogos para celular (mobile); e jogos na nuvem. Esta última categoria ficou meio confusa pra mim, pois nada mais é do que um jogo que pode participar das duas outras categorias, mas que deve ter algo relacionado ao conceito de computação na nuvem, além de ser é obrigatório o uso da tecnologia Microsoft Azure. Na segunda edição, os projetos tiveram um nível de qualidade muito maior, se comparados com a primeira edição do concurso. Com certeza o nível da competição deverá estar maior este ano, e isso tende a aumentar a cada edição. Porém, acho que este ano existe a vantagem de ser a primeira vez em que os projetos participam em categorias diferentes, assim terão 15 finalistas (5 em cada categoria) e mais chances para os particpantes.

Ano passado o concurso recebeu destaque no site de games Kotaku Brasil. Tomara que este concurso continue crescendo e ganhando mais destaque e patrocínios, assim continuará a incentivar estudantes e entusiastas que gostam de desenvolver jogos. Eu pretendo continuar participando!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.