como-programar-jogos,

Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 26 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay
Compartilhe

Você consegue pensar em várias mecânicas de gameplay diferentes? Conseguiria definir o conceito de mais de 200 diferentes? No site Squidi.net atualmente estão listadas 200 exemplos de mecânica de gameplay diferentes, que podem ser utilizadas livremente por qualquer pessoa. Seu objetivo é chegar em 300 conceitos diferentes.

Pra que serve isso? O trabalho de um Game Designer é criar mecânicas e validá-las com protótipos de gameplay, pra garantir que o jogo seja divertido. Nesse site existem diversos exemplo muito bons e bem explicados de mecânicas diferentes, que podem ser misturadas ou até gerar novas idéias. É como se fosse um repositório de idéias genéricas de gameplay.

Isso também é útil para programadores e artistas, pois ao ler sobre como uma mecânica funciona, você também entenderá o trabalho necessário para implementá-la, tanto na parte de código quando na parte de arte. Está sem idéias? Dê uma olhada no site, e novos jogos irão surgir na sua cabeça!

Site: http://www.squidi.net/three/index.php</wbr>

Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.