como-programar-jogos,

Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 26 de Março de 2014 · 1 min de leitura
Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay
Compartilhe

Você consegue pensar em várias mecânicas de gameplay diferentes? Conseguiria definir o conceito de mais de 200 diferentes? No site Squidi.net atualmente estão listadas 200 exemplos de mecânica de gameplay diferentes, que podem ser utilizadas livremente por qualquer pessoa. Seu objetivo é chegar em 300 conceitos diferentes.

Pra que serve isso? O trabalho de um Game Designer é criar mecânicas e validá-las com protótipos de gameplay, pra garantir que o jogo seja divertido. Nesse site existem diversos exemplo muito bons e bem explicados de mecânicas diferentes, que podem ser misturadas ou até gerar novas idéias. É como se fosse um repositório de idéias genéricas de gameplay.

Isso também é útil para programadores e artistas, pois ao ler sobre como uma mecânica funciona, você também entenderá o trabalho necessário para implementá-la, tanto na parte de código quando na parte de arte. Está sem idéias? Dê uma olhada no site, e novos jogos irão surgir na sua cabeça!

Site: http://www.squidi.net/three/index.php</wbr>

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.