Organização de um projeto de jogo (parte 2)

Organização de um projeto de jogo (parte 2)

Na parte 1 falei sobre a importancia do armazenamento de arquivos em locais que todos os membros da equipe possam acessá-los, e indiquei o serviço gratuito do DropBox. Nesta segunda parte falerei sobre serviços online gratuitos para armazenamento de código-fonte e controle de versão.

Armazenamento e controle de versão para código-fonte

O código-fonte requer um cuidado especial. Simplesmente jogá-lo dentro do DropBox fará todo mundo ter sempre o código atualizado, o que não é bom, pois se você fizer alguma besteira pode estragar o código de todos que estão trabalhando, pois a atualização é automática depois que você salva qualquer arquivo.

Para cuidar bem do seu código-fonte, existem recursos online para que todos os programadores baixem o código para trabalhar no seu computador, e depois atualizem no servidor apenas os arquivos que eles desejam, inclusive comentando o por que das alterações no código. Essa prática coloca uma versão em cada arquivo, e você pode comparar versões para identificar mudanças.

Eu utilizo bastante o BitBucket, um serviço gratuito que permite a criação de infinitos repositórios GIT ou Mercurial, privados, sem limite de espaço, limitado a 5 usuários por conta. Caso você queira que mais usuários acessem um repositório privado, existem planos pagos que permitem isso.

Se você não quer se preocupar com o número de usuários que podem trabalhar no seu projeto, e não liga de criar repositórios públicos, o GitHub é uma excelente opção! Eu utilizo ele para guardar alguns projetos de jogos que fiz para portfólio, e ao mesmo tempo compartilhar publicamente com qualquer pessoal que queira ver o código-fonte. Existem também planos pagos, que permitem a criação de repositórios privados, visíveis apenas aos usuários que você quiser.

Para mais informações sobre como funciona o GitHub, e quais jogos eu compartilhei lá, leiam este post!

comments powered by Disqus