noticias,

Hoje começa o Ludum Dare #33

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 21 de Agosto de 2015 · 1 min de leitura
Hoje começa o Ludum Dare #33
Compartilhe

Logo desenvolvedores do mundo todo começarão a incrível tarefa de desenvolver um jogo sozinhos em 48 horas (ou em grupo com prazo de 72 horas), aproveite esta oportunidade para participar de um dos maiores game jams do mundo, o Ludum Dare!

Este ano participei pela primeira vez de um Ludum Dare, o #32 que ocorreu em abril. Fiquei tão empolgado por ter consegui terminar o jogo antes do prazo de 24 horas e sozinho que pretendo participar sempre que tiver, e hoje será minha segunda participação.

Algumas dicas que aprendi com minha participação no último Ludum Dare:

  • Utilize frameworks, engines e linguagens de programação que você já conhece, por ser muito curto não é o momento ideal para aprender coisas novas
  • Não se preocupe com a arte, música e efeitos sonoros até ter o gameplay funcionando
  • Preste atenção para que seu jogo se encaixe no tema do Ludum Dare e seja divertido (existem algumas categorias que as pessoas vão julgar seu jogo)
  • No meu último jogo gravei os efeitos sonoros utilizando meu celular e fazendo barulhos com objetos, depois editei com Audacity
  • A arte inicial eu fiz no Photoshop (se é que aqueles quadrados brancos com texto podem ser chamados de arte rs), mas desisti de fazer algo “menos pior” por que não sou artista

Um lembrete sobre os dois modos de participar:

  • Compo: você deve fazer um jogo do zero e sozinho em 48 horas, incluindo código, arte e som
  • Jam: você pode fazer um jogo sozinho ou em grupo em 72 horas, a arte e o som podem ser reaproveitados
Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.