livros,

Dominando o Android: do básico ao avançado

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 31 de Maio de 2015 · 2 min de leitura
Dominando o Android: do básico ao avançado
Compartilhe

Este livro escrito pelo Nelson Glauber tem praticamente tudo que você precisa para desenvolver jogos e apps para Android. Em quase 800 páginas divididas em 26 capítulos, o autor descreve desde conceitos básicos até como desenvolver para  Android Wear.

Eu fiquei impressionado pelo tamanho do livro e pela qualidade do seu conteúdo e muito feliz em saber que foi escrito por um brasileiro nomeado o primeiro Developer Expert de Android na América Latina pelo Google. É muito bom ter um material escrito por quem entende do assunto!

Há um tempo eu fiz uma review do livro Programação de Jogos Android, e por mais que ele seja bom e focado em jogos eu senti que faltou algo. E tudo que faltou naquele livro, tem de sobra neste . Embora o foco não seja jogos, neste livro tem realmente tudo que é necessário para dominar o desenvolvimento para Android.

Neste livro tem muitas coisas que outros livros abordam, como conceitos básicos, Activity e Intents, Layout, Componentes, Action Bar, Fragments, Notificação, Mapas, Sensores, Multimídia, e muitas outras coisas legais. Mas o que realmente me chamou a atenção foram capítulos difíceis de se encontrar por ai.

Dominando o Android

Os primeiros capítulos que me chamaram a atenção fora dois dedicados a Acesso à Web, onde o autor explica como fazer uma integração do Android com um backend através de arquivos JSON e as melhores práticas para se fazer isso. Na segunda parte desde capítulo o autor mostrar como criar uma aplicação REST simples em PHP, e novamente apresenta diversos conceitos importantes para que isto seja feito da melhor maneira.

Só os dois capítulos que mencionei acima já valem o livro todo, mas existem mais coisas interessantes. Existe um capítulo muito bom explicando como configurar o Gradle no Android Studio (algo que já apanhei muito pra fazer) e quais são os benefícios para o seu projeto em utilizá-lo.

Outros dois capítulos perto do final são dedicados ao Android Wear, a tecnologia do Google para conectar smartphone e smartwatch. Isto é algo relativamente novo em livros, e neste novamente é apresentado com a mesma qualidade do resto do livro.

Para terminar o livro com chave de ouro, o autor dedica um capítulo inteiro ao novo Material Design introduzido no Android Lollipop, explicando desde o que mudou em termos de design e até como utilizar as novas transições do Android.

O Android é um sistema operacional que nunca para de evoluir. Eu lembro de quando comecei a trabalhar com o Android 1.6 na Glu em 2010, e como hoje é praticamente outro sistema. Sem dúvidas foi muito importante na minha carreira aprender mais sobre o Android (assim como sobre o iOS e Windows Phone). Mesmo que meu foco sempre foi jogos, conhecer esses detalhes geralmente mais utilizados em aplicativos fez toda diferença.

Muito obrigado a Editora Novatec por me enviar este livro para fazer esta review. Você pode comprar este livro e outros no site da Novatec, utilize o código GAMEDEVELOPER para ter desconto na compra!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.