game-dev,

Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 11 de Abril de 2013 · 1 min de leitura
Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo
Compartilhe

Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil até hoje, em São Paulo, no qual trabalhei por 2 anos. Esse estúdio, que começou com projetos de porting J2ME, chegou a participar de desenvolvimento de jogos para Android em conjunto com o estúdio da Electronic Arts de Montreal.

Tive o privilégio de conhecer e trabalhar com excelentes profissionais brasileiros, canadenses, russos, romenos, indianos, entre outros. Como muitos estúdios no mundo cuidavam de uma parte (framework interno, franquias, porting, etc), a gente tinha contato com muita gente de outros países durante os projetos.

Nesses 2 anos participei de 4 projetos grandes, sendo que em dois deles fui líder da pequena equipe de 3 programadores (contando comigo). Foi uma oportunidade única trabalhar em uma empresa grande como a EA na versão de Android de jogos de franquias famosas. Abaixo estão os 4 principais projetos (android) que trabalhei, sendo que meu nome consta nos créditos de 3 deles:

Uma das coisas que tenho pendente para colocar no blog é o meu portfólio atualizado com todos projetos que trabalhei na Electronic Arts e na Glu Mobile, duas empresas incríveis que infelizmente fecharam as portas no Brasil. Agora essas empresas fazem parte de um grupo que já têm Gameloft e Ubisoft – empresas grandes que vieram para o Brasil, duraram alguns anos, e fecharam).

É triste ver essas empresas grandes fechando por aqui. Cada uma teve um motivo diferente, mas independente disso quem sofre é a indústria e os profissionais. Boa sorte a todos que fizeram parte da história da Electronic Arts no Brasil, foi muito bom enquanto durou.

UPDATE:

Segundo post no Gamasutra, houve demissões na EA Montreal também: http://migre.me/e4QF7

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.