unreal,

Unreal Engine 4 agora está gratuita

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 4 de Março de 2015 · 1 min de leitura
Unreal Engine 4 agora está gratuita
Compartilhe

O anúncio foi feito esta semana na GDC, e a Unreal Engine 4 já está disponível. Além da UE4, seu código-fonte e do Unreal Tournament também foram disponibilizados gratuitamente no GitHub da Epic Games. Antes este acesso custava $19 dólares por mês, agora está tudo gratuito.

Para acessar o código-fonte no GitHub é necessário fazer um cadastro no site da UE antes. O modelo da Unreal continua o mesmo, o desenvolvedor paga à Epic 5% do seu lucro após os primeiros 3 mil dólares por jogo a cada trimestre.

Você pode estar se perguntando “pra que usar a UE4 sendo que a Unity possui um modelo gratuito?”. A resposta é simples: por que é a Unreal Engine! Existem diversos motivos para utilizar a UE4, na minha opinião:

  • A programação é em C++ (nada contra C#, but…);
  • A maioria dos jogos AAA para consoles e desktop utilizam a Unreal Engine;
  • Os 5% que você parará a Epic (caso consiga lucro maior do que 3 mil dólares por trimestre) é bem pouco se comparado ao valor da licença quando era fechada;
  • A Unreal Engine está em desenvolvimento há 17 anos, então ela é muito estável;
  • Ler o código-fonte dela vai te ensinar mais do que ler um livro;
  • Se você um dia sonha em trabalhar fora do país com jogos AAA, comece estudando a UE4 (muitas vagas pedem conhecimento nela)
  • A própria Epic fez este tutorial explicando como usar a UE caso você já esteja acostumando com a Unity (legal né?)

Recomendo a todos pelo menos baixar, testar e ver com seus próprios olhos por que esta engine é usada em tantos jogos AAA. Confira abaixo o video do fundador da Epic Games falando sobre a Unreal Engine 4 se tornar gratuita.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.