Game Dev

Como criar atalhos com git alias

Como criar atalhos com git alias

O comando git alias é um recurso muito poderoso do git que permite customizar comandos...

Por Bruno Cicanci, em
O Futuro do Game Design: Palestra de Mark Venturelli

O Futuro do Game Design: Palestra de Mark Venturelli

O game designer e fundador da Rogue Snail, Mark Venturelli, apresentou uma brilhante palestra no...

Por Bruno Cicanci, em
Download de modelos 3D para jogos

Download de modelos 3D para jogos

Há um tempo atrás escrevi este post sobre sites para baixar sprites e modelos de...

Por Bruno Cicanci, em
Rodando Jenkins em um Raspberry Pi Zero W

Rodando Jenkins em um Raspberry Pi Zero W

Raspberry Pi é um computador muito simples e com hardware limitado e, por esse motivo...

Por Bruno Cicanci, em
Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!

Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!

Neste post adicionei uma lista atualizada dos sites que eu conheço e uso para baixar...

Por Bruno Cicanci, em
Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de...

Por Bruno Cicanci, em
Projeto de jogo para TCC

Projeto de jogo para TCC

Muita gente que quer trabalhar com jogos durante a faculdade tem a ideia de tentar...

Por Bruno Cicanci, em
Por que você faz ou quer fazer jogos?

Por que você faz ou quer fazer jogos?

Acredito que se você está lendo este texto existem grandes chances de você querer desenvolver...

Por Bruno Cicanci, em
Engines e frameworks open source no GitHub

Engines e frameworks open source no GitHub

O GitHub é uma ótima plataforma para versionamento de projetos com código aberto usando git,...

Por Bruno Cicanci, em
Revisão de código

Revisão de código

Esta é uma prática muito comum em empresas de médio e grande porte, mas na...

Por Bruno Cicanci, em
Videos da GDC no YouTube

Videos da GDC no YouTube

A Game Developers Conference (GDC) é bem famosa na indústria, e com certeza o maior...

Por Bruno Cicanci, em
Por que temos que jogar jogos diferentes

Por que temos que jogar jogos diferentes

Isto é algo que já escrevi aqui no blog, mas recentemente percebi que eu não...

Por Bruno Cicanci, em
Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil

Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil

Este post foi uma sugestão do leitor Felipe, que inclusive me enviou boa parte do...

Por Bruno Cicanci, em
Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor

Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor

Eu não tenho um Xbox One (ainda), mas após a Microsoft anunciar uma atualização que...

Por Bruno Cicanci, em
Aprenda game design jogando Super Mario 64

Aprenda game design jogando Super Mario 64

O site Polygon publicou uma notícia sobre um canal do YouTube onde o autor cria...

Por Bruno Cicanci, em
Dicas de John Romero para desenvolver jogos

Dicas de John Romero para desenvolver jogos

John Romero, co-fundador da Id Software e criador dos jogos DOOM e Quake, entre muitos...

Por Bruno Cicanci, em
Vamos falar sobre salário

Vamos falar sobre salário

Este é um assunto bem complicado no Brasil pois, com tantas pessoas querendo trabalhar com...

Por Bruno Cicanci, em
10 princípios para um bom level design

10 princípios para um bom level design

Há quase 3 anos atrás li um post muito bom do game designer Dan Taylor...

Por Bruno Cicanci, em
5 dúvidas sobre programação de jogos

5 dúvidas sobre programação de jogos

Recebi um email de um leitor do blog chamado Alexandre que, como muita gente que...

Por Bruno Cicanci, em
Chega, é hora de fazer jogos!

Chega, é hora de fazer jogos!

Fazem pouco mais de 5 anos que trabalho profissionalmente na indústria de jogos e, com...

Por Bruno Cicanci, em
Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais

Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais

Acredito que muitos desenvolvedores de jogos (e jogadores) têm uma paixão especial por jogos de...

Por Bruno Cicanci, em
Não faça clones

Não faça clones

Esta semana li um post em um grupo de desenvolvedores de jogos no Facebook que deixou...

Por Bruno Cicanci, em
Conheça o Marmalade SDK

Conheça o Marmalade SDK

A última vez que usei o Marmalade SDK ele nem tinha este nome, era chamado...

Por Bruno Cicanci, em
Usar ou não usar game engines ou frameworks?

Usar ou não usar game engines ou frameworks?

Quando começamos a desenvolver jogos é mais fácil e prático utilizar soluções prontas para desenvolver...

Por Bruno Cicanci, em
Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games

Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games

Eu poderia escrever um texto cheio de figuras para explicar o que é SCRUM e...

Por Bruno Cicanci, em
Site para baixar sprites de vários jogos

Site para baixar sprites de vários jogos

Descobri o site The Spriters Resource há pouco tempo, e infelizmente não lembro quem compartilhou...

Por Bruno Cicanci, em
É por isso que faço jogos!

É por isso que faço jogos!

Não tenho palavras para descrever como fiquei feliz por uma coisa tão simples como esta:...

Por Bruno Cicanci, em
Site com game jams independentes

Site com game jams independentes

O site Indie Game Jams tem uma lista de todos os jams que estão acontecendo...

Por Bruno Cicanci, em
Várias ferramentas úteis para desenvolver jogos

Várias ferramentas úteis para desenvolver jogos

Há um tempo me enviaram este post do Reddit chamado “Pocketknives for Game Developers“, que...

Por Bruno Cicanci, em
HTML5 não serve para fazer jogos mobile

HTML5 não serve para fazer jogos mobile

Desde o seu surgimento, muita gente diz que o HTML5 seria o substituto do Flash...

Por Bruno Cicanci, em
Como programar jogos independentes, por Jonathan Blow

Como programar jogos independentes, por Jonathan Blow

Jonathan Blow, criador de um dos jogos independentes de maior sucesso, o Braid, fez uma...

Por Bruno Cicanci, em
Imagens de botões para usar em jogos

Imagens de botões para usar em jogos

As vezes queremos usar imagens de botões de controles nos jogos para algum tutorial ou...

Por Bruno Cicanci, em
Vida de QA (Game Tester)

Vida de QA (Game Tester)

Este vídeo mostra a vida de um QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester),...

Por Bruno Cicanci, em
Precisando de inspiração? Assista o documentário sobre Minecraft!

Precisando de inspiração? Assista o documentário sobre Minecraft!

Eu empolgo quando assisto ou leio qualquer coisa sobre histórias de sucesso envolvendo desenvolvimento de...

Por Bruno Cicanci, em
Monetização de jogos e aplicativos com RevMob

Monetização de jogos e aplicativos com RevMob

A RevMob é uma empresa brasileira que trabalha com publicidade de jogos, aplicativos e sites...

Por Bruno Cicanci, em
Palestra sobre Game Design do Jonathan Blow, criador do jogo Braid

Palestra sobre Game Design do Jonathan Blow, criador do jogo Braid

Jonathan Blow é um desenvolvedor independente famoso por criar o jogo Braid, um dos jogos...

Por Bruno Cicanci, em
Modelos de monetização em jogos

Modelos de monetização em jogos

A game designer Mariana Boucault apresentou uma palestra sobre os tipos de monetização para jogos mobile,...

Por Bruno Cicanci, em
O dia em que vi uma pessoa jogando um jogo que fiz na Electronic Arts

O dia em que vi uma pessoa jogando um jogo que fiz na Electronic Arts

Hoje aconteceu algo que até então eu não tinha presenciado: vi uma pessoa no metro...

Por Bruno Cicanci, em
Sprite sheets em múltiplas resoluções com TexturePacker e Corona SDK

Sprite sheets em múltiplas resoluções com TexturePacker e Corona SDK

O TexturePack é um software utilizado para gerar sprite sheets compatíveis com diversos frameworks, como...

Por Bruno Cicanci, em
Desenhando mapas isométricos

Desenhando mapas isométricos

Eu não sou artista, mas achei este tutorial muito bom do artista torstan, postado no...

Por Bruno Cicanci, em
Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares...

Por Bruno Cicanci, em
Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui...

Por Bruno Cicanci, em
Apresentações técnicas da DICE

Apresentações técnicas da DICE

A DICE, empresa sueca que desenvolveu os jogos da franquia Battlefield e Mirror’s Edge, possui...

Por Bruno Cicanci, em
Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x

Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x

A Cocos2d-x é um framework para desenvolvimento de jogos mobile em código nativo (C/C++), para...

Por Bruno Cicanci, em
Máquina de estados aplicada a jogos

Máquina de estados aplicada a jogos

O André Kishimoto, professor do curso de Jogos Digitais na Unicsul, engenheiro de software na Electronic Arts e autor...

Por Bruno Cicanci, em
Organização de um projeto de jogo (parte 5)

Organização de um projeto de jogo (parte 5)

Esta é a última parte da série de posts com dicas sobre como organizar seu...

Por Bruno Cicanci, em
Organização de um projeto de jogo (parte 4)

Organização de um projeto de jogo (parte 4)

Esta é a quarta parte da série de posts sobre como organizar o seu projeto...

Por Bruno Cicanci, em
Organização de um projeto de jogo (parte 3)

Organização de um projeto de jogo (parte 3)

Nesta terceira parte, o foco será a comunicação entre os membros da equipe, e como...

Por Bruno Cicanci, em
Organização de um projeto de jogo (parte 2)

Organização de um projeto de jogo (parte 2)

Na parte 1 falei sobre a importancia do armazenamento de arquivos em locais que todos...

Por Bruno Cicanci, em
Organização de um projeto de jogo (parte 1)

Organização de um projeto de jogo (parte 1)

Durante um projeto de jogo muitas informações são criadas, e podem ser pedidas se não...

Por Bruno Cicanci, em
Level Design com quem entende do assunto

Level Design com quem entende do assunto

World of Level Design é um site que reúne diversos tutoriais sobre desenvolvimento de níveis, para estudantes...

Por Bruno Cicanci, em
Recomendação de blog: #AltDevBlogADay

Recomendação de blog: #AltDevBlogADay

Em primeiro lugar peço desculpas pela falta de posts novos no blog, logo irei postar...

Por Bruno Cicanci, em
Arte 2D para programadores

Arte 2D para programadores

O maior problema que um programador de jogos sempre enfrenta não está relacionado a algoritmos,...

Por Bruno Cicanci, em
Jogo de corrida VS vida real

Jogo de corrida VS vida real

Jogos e simuladores de corrida são um dos meus tipos de jogos favoritos, provavelmente o...

Por Bruno Cicanci, em
A tecnologia por trás de Minecraft

A tecnologia por trás de Minecraft

Eu conheci o jogo indie Minecraft em dezembro de 2010. Na época, seu desenvolvimento tinha...

Por Bruno Cicanci, em
CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis

CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis

A Crytek, criadora dos jogos da série Crysis e da game engine CryENGINE, disponibilizou uma...

Por Bruno Cicanci, em
Game engine: FlatRedBall (XNA)

Game engine: FlatRedBall (XNA)

FlatRedBall é um framework gratuito feito em C# e XNA para desenvolvimento de jogos para...

Por Bruno Cicanci, em
Revistas sobre desenvolvimento de jogos

Revistas sobre desenvolvimento de jogos

Existem muitas revistas sobre games por ai, porém quase nenhuma fala sobre desenvolvimento de jogos....

Por Bruno Cicanci, em
Evolução da computação gráfica

Evolução da computação gráfica

Hoje, a animação com Computação Gráfica é algo comum em filmes e games, mas como...

Por Bruno Cicanci, em
Então, você quer trabalhar na indústria de jogos?

Então, você quer trabalhar na indústria de jogos?

Algumas pessoas no meu Facebook postaram este vídeo muito engraçado com algumas coisas que as...

Por Bruno Cicanci, em
Então, você quer ser um game designer?

Então, você quer ser um game designer?

Deixei o blog desatualizado por um tempo por causa do meu TCC da pós-graduação, que finalmente terminei...

Por Bruno Cicanci, em
A importância da música e efeitos sonoros nos jogos digitais

A importância da música e efeitos sonoros nos jogos digitais

Faz algum tempo que não posto aqui, estou bem enrolado e empolgado com o desenvolvimento...

Por Bruno Cicanci, em
Empreendedorismo na indústria de games

Empreendedorismo na indústria de games

Um dos objetivos da pós-graduação que estou fazendo é preparar o aluno para abrir uma...

Por Bruno Cicanci, em
Octopus Team – desenvolvimento de jogos independentes

Octopus Team – desenvolvimento de jogos independentes

Você quer começar a trabalhar com desenvolvimento de games, mas em um mercado brasileiro em...

Por Bruno Cicanci, em
O que o jogador quer?

O que o jogador quer?

O que o jogador quer? Este foi um tema de uma discussão em uma das...

Por Bruno Cicanci, em
Análise de jogos

Análise de jogos

Existem algumas maneiras de se analisar um jogo através de um olhar crítico. Na matéria...

Por Bruno Cicanci, em
Interface de jogos com protótipo de papel

Interface de jogos com protótipo de papel

A usabilidade de um jogo digital é tão importante quanto a interface de um web...

Por Bruno Cicanci, em
Animação 3D com softimage XSI

Animação 3D com softimage XSI

Eu pensava que animar um objeto 3D era tão complicado quando modelar, mas fiquei surpreso...

Por Bruno Cicanci, em
Modelagem 3D com softimage XSI

Modelagem 3D com softimage XSI

Geralmente, um programador tem dificuldades quando precisa fazer algum tipo de design, e vice-versa, principalmente...

Por Bruno Cicanci, em