Como Programar Jogos

Hello World usando SDL no Visual Studio

Hello World usando SDL no Visual Studio

A SDL é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos cross-platform com código aberto que existe...

Por Bruno Cicanci, em
Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos

Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos

Já escrevi algumas vezes sobre cursos e tutoriais para aprender a programar jogos, porém é...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos

Como ser um programador de jogos

Há pouco mais de 2 anos comecei uma série de posts sobre como ser um...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Design Patterns

Como ser um programador de jogos: Design Patterns

Este é um assunto complicado até para quem decorou todos design patterns possíveis e imagináveis...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Programando com estilo

Como ser um programador de jogos: Programando com estilo

Faz um bom tempo desde que escrevi o último post desta série, mas agora pretendo...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Avaliando um framework

Como ser um programador de jogos: Avaliando um framework

Existem muitos frameworks para jogos na internet, e cada vez mais estão sendo lançados para...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Mantenha tudo simples

Como ser um programador de jogos: Mantenha tudo simples

Esta semana li este comentário que me inspirou a escrever este post, que é a...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Por onde começar a programar um jogo

Como ser um programador de jogos: Por onde começar a programar um jogo

Muita gente se perde na hora de começar a programar um jogo, e independente do...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Transformando jogo em produto

Como ser um programador de jogos: Transformando jogo em produto

Um game nasce de uma idéia ou um conceito, que então é validado com um...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Definição de prioridade de tarefas

Como ser um programador de jogos: Definição de prioridade de tarefas

Assim como em qualquer projeto, existem tarefas e elas necessitam de prioridade para você saber...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay

Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay

Você consegue pensar em várias mecânicas de gameplay diferentes? Conseguiria definir o conceito de mais...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador

Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador

Uma das coisas mais frustrantes para um jogador é fazer uma ação no jogo e...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Boas práticas para animações 2D

Como ser um programador de jogos: Boas práticas para animações 2D

Um artista costuma fazer a animação completa de um determinado sprite, porém nem sempre será...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Pixel Perfect

Como ser um programador de jogos: Pixel Perfect

Uma das dúvidas mais comuns no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis é qual a...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Dez livros de games que você precisa ler

Como ser um programador de jogos: Dez livros de games que você precisa ler

Existem muitos livros técnicos sobre desenvolvimento de jogos, mas também existem alguns não técnicos que...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Jogue bastante, mas jogos diferentes

Como ser um programador de jogos: Jogue bastante, mas jogos diferentes

Muita gente acha quem trabalha com games fica jogando o dia inteiro. Isto é verdade,...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo

Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo

Sem dúvidas um dos principais problemas que a maioria dos desenvolvedores enfrentam é a falta...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Você já fez um jogo?

Como ser um programador de jogos: Você já fez um jogo?

Em primeiro lugar, peço desculpas por não ter postado nesta série nas últimas semanas. Mas...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Parallax

Como ser um programador de jogos: Parallax

Praticamente todo jogo em 2D com visão lateral, seja o Super Mario Bros ou Mortal...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Game Design Document

Como ser um programador de jogos: Game Design Document

O Game Design Document (GDD), é um documento escrito pelo Game Designer para os programadores...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Teste com jogadores

Como ser um programador de jogos: Teste com jogadores

Testar um jogo é algo fácil, não é? Só jogar? Não! Existem maneiras de testar...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Dados analíticos do jogo

Como ser um programador de jogos: Dados analíticos do jogo

Hoje em dia existem ferramentas para sabermos exatamente quais partes do jogo que os jogadores...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Delta Time

Como ser um programador de jogos: Delta Time

Muitas engines e frameworks possuem um controle do tempo de cada game loop internamente, mas...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker

Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker

Existem muitas ferramentas para desenvolver jogos, como engines e frameworks, mas também existem outras que...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Programar sem ter a arte final

Como ser um programador de jogos: Programar sem ter a arte final

As vezes aguardamos uma arte para programar uma parte do jogo. O grande problema é...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Códigos opensource

Como ser um programador de jogos: Códigos opensource

Muita gente tem mais facilidade em aprender vendo como se faz do que através de...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Protótipos

Como ser um programador de jogos: Protótipos

No último post desta série falei sobre a técnica de usar um Playground para testar...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Playground

Como ser um programador de jogos: Playground

Playground é uma técnica de teste de funcionalidades durante o desenvolvimento de um jogo que...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Concursos

Como ser um programador de jogos: Concursos

Muitas vezes temos a vontade de fazer algo, mas não temos uma motivação forte o...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Livros

Como ser um programador de jogos: Livros

Livros sobre desenvolvimento de jogos são, na minha opinião, uma das melhores fontes de aprendizado...

Por Bruno Cicanci, em
Programação na API do World of Warcraft

Programação na API do World of Warcraft

O MMORPG Word of Warcraft da Blizzard não é só um jogo muito bom e...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Cursos

Como ser um programador de jogos: Cursos

Essa parte é bem polêmica, pois profissionais da área tem uma opinião diferente dos acadêmicos....

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo

Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo

Pode não parecer, mas seu primeiro projeto de jogo pode definir sua carreira. Não estou...

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Como ser um programador de jogos: Engine vs Framework

Como ser um programador de jogos: Engine vs Framework

No post anterior desta série escrevi sobre a importância de começar a programar com coisas...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Hello World

Como ser um programador de jogos: Hello World

No primeiro post desta serie você conheceu um pouco sobre os pré-requisitos básicos para começar...

Por Bruno Cicanci, em
Programando PONG com HTML5 e Javascript

Programando PONG com HTML5 e Javascript

Esta é mais uma série de posts nova no blog para ser um complemento da...

Por Bruno Cicanci, em
Como ser um programador de jogos: Pré-requisitos

Como ser um programador de jogos: Pré-requisitos

Essa é uma dúvida bem comum que vejo nos comentários do blog, e até recebo...

Por Bruno Cicanci, em
Tutorial de física 2D para jogos

Tutorial de física 2D para jogos

Nate Rode fez um tutorial interativo em flash bem legal em seu site para explicar...

Por Bruno Cicanci, em
Código-fonte de jogos no github

Código-fonte de jogos no github

O GitHub é um website de “social coding” – uma rede social de projetos open...

Por Bruno Cicanci, em
Inteligência Artificial nos jogos digitais

Inteligência Artificial nos jogos digitais

Em muitos jogos, a Inteligência Artificial é a principal responsável pela diversão que um game...

Por Bruno Cicanci, em
Programação de jogos: main loop

Programação de jogos: main loop

Antes de começar a estudar desenvolvimentos de games ano passado eu não imaginava o que...

Por Bruno Cicanci, em
Como montar um grid 3D com XNA

Como montar um grid 3D com XNA

Uma das coisas que tenho estudando bastante ultimamente, além da Unity e de C++, é...

Por Bruno Cicanci, em
Programação de jogos 3D

Programação de jogos 3D

Programar um jogo 2D não é algo muito complexo, pois trabalhar com objetos em duas...

Por Bruno Cicanci, em
Programador de games: por onde começar?

Programador de games: por onde começar?

Já me questionei muito isso, pensando em como poderia começar uma carreira de desenvolvedor de...

Por Bruno Cicanci, em