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Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 9 de Julho de 2013 · 2 min de leitura
Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok
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A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares para animação, física, inteligência artificial, simulação de destruição, entre outros. A Havok é uma das tecnologias mais utilizadas hoje no mercado de jogos pra consoles e PC,  como por exemplo: Assassin’s Creed, Halo, Skyrim, Call of Duty, Guild Wars, Uncharted, The Last of Us, Injustice, e muitos outros, além de diversos prêmios. E, além de tudo isso, agora eles lançaram uma engine gratuita para desenvolvimento de jogos mobile, o Project Anarchy!

Quando a Epic lançou a UDK, sua versão “gratuita” da Unreal Engine 3, muita gente ficou empolgada em poder utilizar em casa a “mesma” tecnologia que é utilizada para criar jogos em empresas grandes. Reparou nas aspas? Então, a UDK é uma versão limitada da Unreal Engine, possui suporte apenas para PC e iOS, e não gratuita se o seu jogo começar a vender bem. Também existe uma versão gratuita da Cry Engine 3, mas ela é gratuita apenas para uso não comercial, e é apenas para PC.

Já a Unity é uma engine muito boa, também com vários prêmos e jogos, lançou uma versão gratuita pra mobile faz pouco tempo, e é de longe a preferida dos desenvolvedores de jogos independentes. Eu gosto bastante da Unity, e eles sempre me surpreendem a cada atualização. Mas agora temos uma tecnologia da Havok.

A Havok faz tecnologias para desenvolvimento de jogos há anos, e é a tecnologia mais usada por empresas grandes, pois você não fica preso em usá-la. Você pode usar somente a parte de física junto com a Unreal Engine 3, por exemplo. Isso fez a Havok conquistar o mercado, e agora eles estão dando atenção aos pequenos desenvolvedores e indies.

O Project Anarchy é um conjunto de algumas tecnologias da Havok: Havok Vision Engine, Havok Physics, Havok Animation Studio e Havok AI, e é gratuita para publicar seus jogos para iOS e Android. A linguagem de programação utilizada na engine é C++, outra coisa largamente utilizada na indústria de games. Enquanto estou escrevendo este post, estou baixando o Project Anarchy para testar. Assim que testar e fizer algo, pretendo postar mais informações aqui!

Outra coisa legal do Project Anarchy é o foco da Havok em criar uma comunidade para dar suporte a tecnologia, com FórumQ&A e blog. Esta engine está disponível para Windows e MacOSX, faça o download aqui.

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Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.