Postmortem de 2019

31 de Dezembro de 2019 · 4 min de leitura

Apesar de ter postado pouco no blog, este ano participei de muitos eventos e palestras sobre desenvolvimento de jogos. Aprendi bastante sobre otimização de jogos e tive a experiência de trabalhar em um jogo com milhões de jogadores e muito conteúdo extra em desenvolvimento após seu lançamento na Aquiris. Deixei a desejar no blog e nos meus projetos pessoais, focando mais na minha carreira.

O que deu certo em 2019

  • Em abril deste ano meu blog fez 10 anos! É incrível pensar que mantive este blog por tanto tempo. Mesmo escrevendo pouco em alguns anos nunca parei, e nem pretendo parar.

  • Este foi o ano que mais apresentei palestras: uma no Senac de Porto Alegre, outra no Unity Dev Day São Paulo, mais uma no TDC Porto Alegre, e um workshop de 8 horas no Sebrae RS. Também participei do BIG Festival em São Paulo e o do seminário Gamepad na Feevale de Novo Hamburgo, ambos representando a Aquiris.

  • O projeto que estou trabalhando na Aquiris, o Looney Tunes World of Mayhem, teve seu primeiro ano de Live Operation, e aprendi muito sobre como manter um jogo com milhões de jogadores funcionando, além de muita coisa de optimização que pretendo publicar aqui.

  • Comecei uma nova série de posts com dicas para entrevistas técnicas, com foco em programação de jogos e Unity. Tem apenas dois posts, o primeiro e o segundo. Em breve mais posts desta série.

  • Consegui participar do Ludum Dare 44, depois de pular as 3 edições anteriores e quebrar minha sequência de 9 participações. Infelizmente, não gostei do jogo que fiz e não submeti.

  • Continuei com meu hobby, correr de Kart, e ainda tive uma oportunidade incrível de acelerar uma Maserati Coupé Cambiocorsa no Autódromo de Interlagos (foto do post).

O que deu errado em 2019

  • Este ano escrevi apenas 16 posts, 6 a menos do que nos anos anteriores, com a média igual aos 3 primeiros anos do blog - bem pouco. Parte disso foi falta de tempo, outra parte foi eu ter desanimado um pouco em escrever.

  • Falhei na edição do Ludum Dare que participei, fiz um jogo mas não gostei do resultado e nem publiquei. Não participei das 2 seguintes deste ano.

  • Meus projetos de jogos pessoais continuam parados. Um deles até avançou um pouco, mas não o suficiente para me fazer terminar e lançar, mas ajudou a estudar coisas como injeção de dependência, MVVM e DOTS.

  • Li poucos livros técnicos e não técnicos este ano, mas me dediquei em estudar Unity e otimização de jogos mobile através de vídeos.

Planos para 2020

No ano passado não fiz planos para 2019, o que deve ter contribuído por ter deixado o blog parado. Eu tinha tantos planos para comemorar os 10 anos do meu blog, e no fim a comemoração foi apenas um post com estatísticas dos últimos anos. Não fazer planos não funciona.

Para 2020 quero mudar, me obrigar a escrever um post por semana, como fiz nos anos em que o blog mais cresceu. Conteúdo eu tenho, tempo eu arrumo, só preciso me organizar e me motivar para continuar escrevendo aqui. Caso tenha curiosidade você pode ver como foi a evolução da minha carreira e do blog nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Um ótimo 2020!