Postmortem de 2017

Postmortem de 2017

E mais um ano se foi, e novamente venho escrever um post sobre coisas que deram certo e errado no meu blog, na minha carreira e em geral. Este ano escrevi bem menos do que planejava, e não evolui muito bom meus projetos pessoais. Porém, minha carreira evoluiu muito na Aquiris e ainda estou aprendendo muito. Caso esteja curioso, este veja o post sobre o postmortem de 2016.

Meu ano em um gráfico

Este ano mantive um caderno com planejamento semanal do que eu queria fazer. No início de cada semana eu escrevia uma lista de tarefas e ao longo da semana ia riscando as que eu tinha concluído. É uma ótima manteira de se organizar, e pretendo continuar fazendo isso em 2018. Porém, podemos ver que eu fiz muito menos do que planejei este ano, e a explicação disso estão nas coisas que deram errado.

Week, Stuff Planned and Stuff Done

O que deu certo em 2017

  • Consegui converter o blog do Ghost para Jenkyll, o que deixou muito mais simples atualizar o blog, e mantive ele hospedado no GitHub Pages. Neste post tem mais detalhes deste trabalho de quase 1 mês, fiquei sem publicar em Janeiro para poder focar em terminar esta conversão e fiquei muito feliz com o resultado.

  • Além de aprender muito sobre desenvolvimento de jogos na Aquiris, me tornei lead da equipe que trabalha com Unity no projeto que estou no momento. Apesar de programar menos do que antes, estou aprendendo muitas coisas sobre liderença e ainda tenho muito mais para aprender.

  • Comecei alguns hobbies longe de coisas digitais e fora da minha zona de conforto, como andar de longboard e aprender a desenhar no estilo urban sketching. To melhor no longboard do que no sketching, mas não são atividades que quero ficar muito bom, estou usando como distração e uma maneira de relaxar com atividade física e criativa. Talvez eu poste aqui algo sobre estes assuntos quando tiver mas segurança para falar deles.

  • Este ano joguei muito mais no celular, e jogos diferentes. Tentei baixar e testar pelo menos um jogo diferente por semana, e em alguns casos não cheguei a baixar um jogo novo por ainda estar jogando o anterior. Isso também me ajudou no meu trabalho, e até a me dar ideias para meus projetos pessoais (embora não tenha colocado nenhuma em prática ainda).

  • Isto não se aplica ao meu blog, mas fiquei feliz que o GGDevCast começou forte este ano, e estão crescendo bastante. Vale a pena acompanhar!

O que deu errado em 2017

  • Ano passado consegui escrever pelo menos um post por semana, totalizando 54 publicados. Este ano fiquei muito abaixo do que tinha planejado, publicando apenas 22 posts. Não estar motivado constribuiu bastante para a falta de posts.

  • Escrevi apenas dois posts sobre meu projeto pessoal Final Frontier, e ele ficou parado boa parte do ano. Além de não estar muito motivado, um bloqueio criativo atrapalhou bastante.

  • Apesar de ter participado das três edições do Ludum Dare deste ano, falhei em duas por não terminar o jogo. E não foi por falta de tempo, foram os mesmos motivos dos itens anteriores.

  • Comecei a gravar um podcast com 2 colegas na Aquiris, o GameDev BR, porém só gravamos 5 episódios e podcast morreu.

  • Tentei voltar a ler livros de fantasia e livros técnicos, mas apesar de começar muitos terminei apenas 2.

  • Minha vida profissional está muito boa e minha carreira está evoluindo muito rápido, mas não posso falar o mesmo da minha vida pessoal. Algo aconteceu no inicio do ano que influenciou todos itens que deram errado, e ainda estou me recuperando.

Planos para 2018

Como todo ano sempre penso em escrever mais no blog, e novamente vou tentar fazer a mesma promessa. Tenho muito conteúdo que gostaria de publicar aqui, e não foi por falta de tempo que não consegui. Espero que em 2018 eu esteja melhor para voltar a escrever mais, e avançar mais em meus projetos pessoais. Como eu mencionei, estou aprendendo muito na Aquiris, e quero compartilhar as coisas legais que estou aprendendo, como programador e lead.

Alias, em 2018 vai sair o jogo que estou trabalhando desde que entrei na Aquiris, e assim que se tornar público vou escrever posts técnicos sobre alguns desafios que tivemos no desenvolvimento deste jogo.

Além de tentar publicar pelo menos um post por semana, como fiz em 2016, quero tentar trabalhar pelo menos 1 vez por mês em meus projetos pessoais. Não necessariamente o Final Frontier, mas alguns outros que comecei e não terminei nos últimos anos (e nem cheguei a publicar sobre eles aqui). Por conta do meu trabalho, Unity vai ser o principal conteúdo aqui no blog em 2018, mas não vou escrever apenas sobre isso, e muitas coisas que planejo publicar se aplicam a outras engines e frameworks.

Em 2018 o blog vai fazer 9 anos, e quero começar a planejar algo especial para o aniversário de 10 anos em 2019. Provavelmente algo como um layout novo e outras formas de publicar conteúdo. Vocês acham interessante eu fazer videos para o blog sobre desenvolvimento de jogos?

O único motivo de eu não ter desistido de escrever nesses 9 anos é você. Isso, você mesmo que está lendo. Comentários e e-mails são a maior recompensa que posso ter através do meu blog, e poder ajudar e até influenciar na carreira dos leitores é algo sem preço. Continuem lendo que continuarei escrevendo.

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Comparando deletages e Unity Events

No [meu vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=pvqhsR5Yuo0) sobre um padrão para enviar mensagens na Unity utilizando `deletage` tive um ...… Continue lendo