Finalmente, Unity 5
Depois de pelo menos 2 anos após seu anúncio, finalmente a Unity 5 foi lançada durante a GDC e algumas mudanças na licença da engine vieram junto: Agora ela é free para todas as plataformas (com suas devidas limitações).
Depois de pelo menos 2 anos após seu anúncio, finalmente a Unity 5 foi lançada durante a GDC e algumas mudanças na licença da engine vieram junto: Agora ela é free para todas as plataformas (com suas devidas limitações).
A editora Novatec lançou trouxe para o Brasil o livro Introdução ao GitHub: um guia que não é técnico. Os autores Peter Bell e Brent Beer, ambos instrutores da equipe de treinamento do GitHub, dão uma introdução ao serviço e mostram todas as suas features.
O anúncio foi feito esta semana na GDC, e a Unreal Engine 4 já está disponível. Além da UE4, seu código-fonte e do Unreal Tournament também foram disponibilizados gratuitamente no GitHub da Epic Games. Antes este acesso custava $19 dólares por mês, agora está tudo gratuito.
Como praticamente toda indústria, a de games também tem um evento voltado para quem trabalha nela. Eventos como a E3 e Tokyo Game Show tem o foco de mostrar novos jogos, novos consoles, o que está por vir, entre outras coisas. Mas a GDC é algo diferente, lá você conhece quem fez esses jogos e consoles, e muitas vezes aprende como foram feitos.
O PodQuest é um podcast onde 3 profissionais da indústria internacional de games falam sobre suas experiências na área. Recentemente eles fizeram um postmortem do novo jogo Dragon Age: Inquisition, e além de um programador da BioWare que faz parte do PodQuest, eles também receberam um produtor e outro programador, todos brasileiros.
Descobri o site The Spriters Resource há pouco tempo, e infelizmente não lembro quem compartilhou no Facebook para dar os créditos. Ele é atualizado diariamente com diversas imagens de jogos novos e antigos, o que é perfeito para fazer protótipos de jogos.
Este livro do Edgard Damiani, com quase 700 páginas, é provavelmente o maior já escrito por um autor brasileiro sobre desenvolvimento de jogos. Ele explica conceitos fundamentais de programação de games ensinando, ao mesmo tempo, a criar sua própria game engine (na verdade um framework) para Android. Porém, usando a linguagem Java.
Ontem fiz uma palestra sobre a carreira de um desenvolvedor de jogos na USP, no campus da zona leste em São Paulo. Além de falar sobre carreira, também adicionei alguns links interessante de sites, recomendações de livros, código fonte de jogos, principais tecnologias, entre outras coisas.
Durante minha carreira já usei muitos controles de versão, mas nos últimos anos o que mais tenho usado é o GIT. Além das suas features que vou comentar neste post, a possibilidade de ter seu repositório na nuvem em sites como Github e Bitbucket sem pagar nada está fazendo cada vez mais programadores escolherem o GIT.
Não tenho palavras para descrever como fiquei feliz por uma coisa tão simples como esta: um cara fez um video do gameplay de um jogo que fiz usando Unity 2009, e ele gostou!