Como ser um programador de jogos: Engine vs Framework

No post anterior desta série escrevi sobre a importância de começar a programar com coisas simples como fazer um Hello World para conhecer melhor uma tecnologia, agora vou destacar as diferenças entre Engine e Framework.

Para treinar lógica e programação existem sites como o SPOJ que possuem problemas que devem ser resolvidos com algoritmos. E agora temos o GAT (Game Algorithms Tournament), onde você criar um algoritmo e desafia o algoritmo de outra pessoa em um jogo.

Como ser um programador de jogos: Hello World

No primeiro post desta serie você conheceu um pouco sobre os pré-requisitos básicos para começar a programar um jogo, agora vamos falar do primeiro contato com o código em uma tecnologia.

Esta é mais uma série de posts nova no blog para ser um complemento da “Como ser um programador de jogos”. Lá eu escrevo sobre vários aspectos, muitos teóricos, sobre a formação e aprendizagem para se tornar um programador de jogos. Aqui vou mostrar programação de jogos, mas sempre com o jogo PONG.

Como ser um programador de jogos: Pré-requisitos

Essa é uma dúvida bem comum que vejo nos comentários do blog, e até recebo por email, então resolvi escrever esse post sobre o assunto. A minha ideia inicial era fazer apenas um texto falando sobre isso, mas durante o texto percebi que seria legal criar um mini guia com os passos para se tornar um programador de jogos.

Dei uma entrevista para o blog Projeto Hero do Sandro Cavallote. Respondi 20 perguntas falando sobre o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil, cursos para entrar na área, jogos independentes, e outras coisas interessantes. Muito obrigado pela entrevista, Sandro!

O Blender 3D é muito conhecido como um software gratuito e opensource para modelagem e animação em três dimensões, mas não é apenas isso. Allan Brito mostra em seu livro, Blender 3D: Jogos e animações interativas publicado pela Novatec, que podemos desenvolver jogos com sua engine própria.

Postmortem: Happy Star Adventures

Este é o segundo postmortem de um jogo brasileiro que recebo para postar aqui no blog, desta vez é um jogo para o publico infantil desenvolvido com a Unity pelo Andre Dantas e publicado para Android. Confira os desafios que o Andre enfrentou em publicar seu primeiro jogo abaixo. Se você também fez um jogo e publicou em algum lugar, e quer publicar um postmortem aqui, entre em contato!

Entendendo que os jogadores online hoje em dia usam várias maneiras para se conectar aos seus sites de jogos favoritos, casinos online como CasinoOnline.pt têm vindo a aperfeiçoar-se para garantir que os seus sites podem ser acessados não apenas por meio de dispositivos portadores do sistema operativo Windows, mas também através do uso de telefones celulares e computadores da Apple.

Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares para animação, física, inteligência artificial, simulação de destruição, entre outros. A Havok é uma das tecnologias mais utilizadas hoje no mercado de jogos pra consoles e PC,  como por exemplo: Assassin’s Creed, Halo, Skyrim, Call of Duty, Guild Wars, Uncharted, The Last of Us, Injustice, e muitos outros, além de diversos prêmios. E, além de tudo isso, agora eles lançaram uma engine gratuita para desenvolvimento de jogos mobile, o Project Anarchy!