Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares para animação, física, inteligência artificial, simulação de destruição, entre outros. A Havok é uma das tecnologias mais utilizadas hoje no mercado de jogos pra consoles e PC,  como por exemplo: Assassin’s Creed, Halo, Skyrim, Call of Duty, Guild Wars, Uncharted, The Last of Us, Injustice, e muitos outros, além de diversos prêmios. E, além de tudo isso, agora eles lançaram uma engine gratuita para desenvolvimento de jogos mobile, o Project Anarchy!

SBGames 2013 em São Paulo

Em outubro, entre os dias 16 e 18, a Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo recebe o XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, também conhecido como SBGames.

As vezes recebo emails de desenvolvedores independentes brasileiros mostrando seus jogos recém lançados, e as vezes perguntam se eu posso divulgar. Como este blog é sobre desenvolvimento de jogos, e também meu portfólio, sempre respondi falando exatamente isso. Até que um dia recebi mais um emails desses, do Bernardo Dias, e dessa vez tive uma ideia diferente, que seria interessante para o blog, e também uma forma de divulgar o jogo: pedi para ele me enviar um postmortem do jogo.

Como foi a palestra sobre Corona SDK na Unicsul

Esta foi a segunda palestra que apresentei este ano sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, e desta vez a tecnologia escolhida foi o Corona SDK, um framework bem completo para desenvolver jogos com linguagem script Lua.

Palestra na Unicsul sobre desenvolvimento de jogos com Corona SDK

Hoje, ás 20h, irei apresentar uma palestra sobre desenvolvimento de jogos utilizando o Corona SDK no evento WICA 2013, realizado na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), no campus Anália Franco, em São Paulo.

Entrevista: Scott Rogers, game designer e autor do livro Level Up!

Scott Rogers, game designer e autor do livro “Level Up! Um guia para o design de grande jogos“, concedeu uma excelente entrevista para o blog sobre game design. Fiquei muito feliz com a entrevista, e estava ansioso para postar aqui!

Level Up: Um guia para o design de grandes jogos

Apesar de eu ser programador, sempre gostei de ler sobre game design. Já li alguns livros, mas este é realmente o mais prático e direto de todos. Level Up: Um guia para o design de grandes jogos, de Scott Rogers, é uma obra essencial para estudantes e profissionais da indústria de games.

Nesse fim de semana, dia 18 e 19 de maio, acontece a Virada Cultural em São Paulo, com diversas atrações bem legais. E este ano teremos uma evento dedicado aos jogos produzidos por estúdios independentes brasileiros no MIS (Museu da Imagem e Som).

Carlos Estigarribia começou a trabalhar com jogos para dispositivos móveis quando estes aparelhos ainda eram tijolos monocromátivos. Quando eu entrei na Electronic Arts, ele era o Diretor do estúdio no Brasil, e ano passado deixou a empresa e abriu a RightZero para explorar um nicho muito importante para o mercado de jogos por aqui. Confira a entrevista abaixo!

Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil até hoje, em São Paulo, no qual trabalhei por 2 anos. Esse estúdio, que começou com projetos de porting J2ME, chegou a participar de desenvolvimento de jogos para Android em conjunto com o estúdio da Electronic Arts de Montreal.