Game Dev
Como criar atalhos com git alias
O comando git alias é um recurso muito poderoso do git que permite customizar comandos...
O Futuro do Game Design: Palestra de Mark Venturelli
O game designer e fundador da Rogue Snail, Mark Venturelli, apresentou uma brilhante palestra no...
Download de modelos 3D para jogos
Há um tempo atrás escrevi este post sobre sites para baixar sprites e modelos de...
Rodando Jenkins em um Raspberry Pi Zero W
Raspberry Pi é um computador muito simples e com hardware limitado e, por esse motivo...
Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!
Neste post adicionei uma lista atualizada dos sites que eu conheço e uso para baixar...
Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity
Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de...
Projeto de jogo para TCC
Muita gente que quer trabalhar com jogos durante a faculdade tem a ideia de tentar...
Por que você faz ou quer fazer jogos?
Acredito que se você está lendo este texto existem grandes chances de você querer desenvolver...
Engines e frameworks open source no GitHub
O GitHub é uma ótima plataforma para versionamento de projetos com código aberto usando git,...
Revisão de código
Esta é uma prática muito comum em empresas de médio e grande porte, mas na...
Videos da GDC no YouTube
A Game Developers Conference (GDC) é bem famosa na indústria, e com certeza o maior...
Por que temos que jogar jogos diferentes
Isto é algo que já escrevi aqui no blog, mas recentemente percebi que eu não...
Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil
Este post foi uma sugestão do leitor Felipe, que inclusive me enviou boa parte do...
Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor
Eu não tenho um Xbox One (ainda), mas após a Microsoft anunciar uma atualização que...
Aprenda game design jogando Super Mario 64
O site Polygon publicou uma notícia sobre um canal do YouTube onde o autor cria...
Dicas de John Romero para desenvolver jogos
John Romero, co-fundador da Id Software e criador dos jogos DOOM e Quake, entre muitos...
Vamos falar sobre salário
Este é um assunto bem complicado no Brasil pois, com tantas pessoas querendo trabalhar com...
10 princípios para um bom level design
Há quase 3 anos atrás li um post muito bom do game designer Dan Taylor...
5 dúvidas sobre programação de jogos
Recebi um email de um leitor do blog chamado Alexandre que, como muita gente que...
Chega, é hora de fazer jogos!
Fazem pouco mais de 5 anos que trabalho profissionalmente na indústria de jogos e, com...
Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais
Acredito que muitos desenvolvedores de jogos (e jogadores) têm uma paixão especial por jogos de...
Não faça clones
Esta semana li um post em um grupo de desenvolvedores de jogos no Facebook que deixou...
Conheça o Marmalade SDK
A última vez que usei o Marmalade SDK ele nem tinha este nome, era chamado...
Usar ou não usar game engines ou frameworks?
Quando começamos a desenvolver jogos é mais fácil e prático utilizar soluções prontas para desenvolver...
Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games
Eu poderia escrever um texto cheio de figuras para explicar o que é SCRUM e...
Site para baixar sprites de vários jogos
Descobri o site The Spriters Resource há pouco tempo, e infelizmente não lembro quem compartilhou...
É por isso que faço jogos!
Não tenho palavras para descrever como fiquei feliz por uma coisa tão simples como esta:...
Site com game jams independentes
O site Indie Game Jams tem uma lista de todos os jams que estão acontecendo...
Várias ferramentas úteis para desenvolver jogos
Há um tempo me enviaram este post do Reddit chamado “Pocketknives for Game Developers“, que...
HTML5 não serve para fazer jogos mobile
Desde o seu surgimento, muita gente diz que o HTML5 seria o substituto do Flash...
Como programar jogos independentes, por Jonathan Blow
Jonathan Blow, criador de um dos jogos independentes de maior sucesso, o Braid, fez uma...
Imagens de botões para usar em jogos
As vezes queremos usar imagens de botões de controles nos jogos para algum tutorial ou...
Vida de QA (Game Tester)
Este vídeo mostra a vida de um QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester),...
Precisando de inspiração? Assista o documentário sobre Minecraft!
Eu empolgo quando assisto ou leio qualquer coisa sobre histórias de sucesso envolvendo desenvolvimento de...
Monetização de jogos e aplicativos com RevMob
A RevMob é uma empresa brasileira que trabalha com publicidade de jogos, aplicativos e sites...
Palestra sobre Game Design do Jonathan Blow, criador do jogo Braid
Jonathan Blow é um desenvolvedor independente famoso por criar o jogo Braid, um dos jogos...
Modelos de monetização em jogos
A game designer Mariana Boucault apresentou uma palestra sobre os tipos de monetização para jogos mobile,...
O dia em que vi uma pessoa jogando um jogo que fiz na Electronic Arts
Hoje aconteceu algo que até então eu não tinha presenciado: vi uma pessoa no metro...
Sprite sheets em múltiplas resoluções com TexturePacker e Corona SDK
O TexturePack é um software utilizado para gerar sprite sheets compatíveis com diversos frameworks, como...
Desenhando mapas isométricos
Eu não sou artista, mas achei este tutorial muito bom do artista torstan, postado no...
Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok
A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares...
Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo
Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui...
Apresentações técnicas da DICE
A DICE, empresa sueca que desenvolveu os jogos da franquia Battlefield e Mirror’s Edge, possui...
Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x
A Cocos2d-x é um framework para desenvolvimento de jogos mobile em código nativo (C/C++), para...
Máquina de estados aplicada a jogos
O André Kishimoto, professor do curso de Jogos Digitais na Unicsul, engenheiro de software na Electronic Arts e autor...
Organização de um projeto de jogo (parte 5)
Esta é a última parte da série de posts com dicas sobre como organizar seu...
Organização de um projeto de jogo (parte 4)
Esta é a quarta parte da série de posts sobre como organizar o seu projeto...
Organização de um projeto de jogo (parte 3)
Nesta terceira parte, o foco será a comunicação entre os membros da equipe, e como...
Organização de um projeto de jogo (parte 2)
Na parte 1 falei sobre a importancia do armazenamento de arquivos em locais que todos...
Organização de um projeto de jogo (parte 1)
Durante um projeto de jogo muitas informações são criadas, e podem ser pedidas se não...
Level Design com quem entende do assunto
World of Level Design é um site que reúne diversos tutoriais sobre desenvolvimento de níveis, para estudantes...
Recomendação de blog: #AltDevBlogADay
Em primeiro lugar peço desculpas pela falta de posts novos no blog, logo irei postar...
Arte 2D para programadores
O maior problema que um programador de jogos sempre enfrenta não está relacionado a algoritmos,...
Jogo de corrida VS vida real
Jogos e simuladores de corrida são um dos meus tipos de jogos favoritos, provavelmente o...
A tecnologia por trás de Minecraft
Eu conheci o jogo indie Minecraft em dezembro de 2010. Na época, seu desenvolvimento tinha...
CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis
A Crytek, criadora dos jogos da série Crysis e da game engine CryENGINE, disponibilizou uma...
Game engine: FlatRedBall (XNA)
FlatRedBall é um framework gratuito feito em C# e XNA para desenvolvimento de jogos para...
Revistas sobre desenvolvimento de jogos
Existem muitas revistas sobre games por ai, porém quase nenhuma fala sobre desenvolvimento de jogos....
Evolução da computação gráfica
Hoje, a animação com Computação Gráfica é algo comum em filmes e games, mas como...
Então, você quer trabalhar na indústria de jogos?
Algumas pessoas no meu Facebook postaram este vídeo muito engraçado com algumas coisas que as...
Então, você quer ser um game designer?
Deixei o blog desatualizado por um tempo por causa do meu TCC da pós-graduação, que finalmente terminei...
A importância da música e efeitos sonoros nos jogos digitais
Faz algum tempo que não posto aqui, estou bem enrolado e empolgado com o desenvolvimento...
Empreendedorismo na indústria de games
Um dos objetivos da pós-graduação que estou fazendo é preparar o aluno para abrir uma...
Octopus Team – desenvolvimento de jogos independentes
Você quer começar a trabalhar com desenvolvimento de games, mas em um mercado brasileiro em...
O que o jogador quer?
O que o jogador quer? Este foi um tema de uma discussão em uma das...
Análise de jogos
Existem algumas maneiras de se analisar um jogo através de um olhar crítico. Na matéria...
Interface de jogos com protótipo de papel
A usabilidade de um jogo digital é tão importante quanto a interface de um web...
Animação 3D com softimage XSI
Eu pensava que animar um objeto 3D era tão complicado quando modelar, mas fiquei surpreso...
Modelagem 3D com softimage XSI
Geralmente, um programador tem dificuldades quando precisa fazer algum tipo de design, e vice-versa, principalmente...