Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

Sabe quando um jogador te diz um erro aconteceu com ele, mas você não consegue reproduzir por que não tem informação do que o jogo está fazendo naquele momento? Não seria ainda melhor ver este error sem ter que esperar um jogador reclamar dele? Neste video vou mostrar como utilizar o Unity Analytics para eventos customizados e como podemos pegar um erro que está acontecendo no jogo e enviar para o analytics.

Neste vídeo explico como capturar mensagens que são enviadas para o console da Unity, como filtrar para pegar apenas os tipo de log desejado, e como enviar isso para o Unity Analytics utilizando Custom Event. Utilizei o analytics da Unity por que ele já está na próxima engine e não precisa ser importado no projeto, é necessária apenas uma configuração bem simples também mostrada no vídeo.

O código abaixo é praticamente tudo que é necessário para enviar erros customizados para o analytics da Unity, e precisa apenas ser adicionado a um GameObject em uma scene. Apesar do exemplo ser com o serviço da Unity, qualquer outro analytics pode ser utilizado, e o que mudaria no código abaixo é apenas método HandleError.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Analytics;

public class AnalyticsManager : MonoBehaviour
{
    private void Awake()
    {
        Application.logMessageReceived += DelegateLog;
    }

    private void OnDestroy()
    {
        Application.logMessageReceived -= DelegateLog;
    }

    private void DelegateLog(string message, string StackTraceLogType, LogType type)
    {
        if(type == LogType.Error)
        {
            HandleError(message);
        }
    }

    private void HandleError(string message)
    {
        Dictionary<string, object> extras = new Dictionary<string, object>();
        extras.Add("message", message);

        Analytics.CustomEvent("game_error", extras);
    }
}

Este é apenas meu segundo vídeo e espero que tenha sido útil pra você, e se não ainda viu assita o prímero vídeo sobre como utlizar o profiler da Unity. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica deixe um comentário aqui no post ou no vídeo, quero ouvir feedbacks pra poder gravar vídeos melhores.

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