Existem algumas maneiras de se analisar um jogo através de um olhar crítico. Na matéria de Game Design, na pós-graduação, uma das formas que utilizamos para analisar um jogo são as 6 características de jogos identificadas por Jasper Juul, em seu livro Half-Real: Video games between Real Rules and Fictional Worlds. Este livro, assim como o Game Design Workshop, são essenciais para game designers.

A usabilidade de um jogo digital é tão importante quanto a interface de um web site ou software, e em alguns aspectos as interfaces são semelhantes. Assim, podemos usar os mesmos métodos de análise de interface e usuabilidade em todos estes produtos citados.

Ontem foi a final da primeira edição do concurso de jogos digitais organizado pelo SENAC São Paulo, o e-Games. Eu e mais 4 equipes finalistas apresentamos nossos jogos para um banca que os avaliou e decidiram os 3 melhores. Infelizmente não fiquei entre os 3 melhores jogos, fiquei em 5º lugar. No fundo eu esperava isso, já que fiquei bem surpreso por ser um finalista, sendo que fiz o jogo em apenas uma semana. Segundo a organização do evento, pouco mais de 60 equipes se inscreveram para este concurso, e apenas 20 e poucas equipes enviaram tudo que era necessário para participar.

Hoje fiquei muito feliz com a notícia de que meu jogoSpaceShip 4042 feito com XNA para o concurso e-Games 2009, a primeira competição de jogos digitais do SENAC São Paulo, foi escolhido como um dos finalistas. Fiquei mais feliz ainda em descobrir que os finalistas deste concurso são apenas 5 jogos, entre eles o meu!

O SENAC São Paulo organizou sua primeira competição de jogos digitais, o e-Games, onde os concorrentes deveriam criar um jogo utilizando XNA. Além do jogo feito com XNA, foi necessário entregar um vídeo, documento de game design, apresentação, resumo e guia de instalação. O Download do jogo pode ser feito clicando aqui, ele necessita do .Net Framework 3.5 e Microsoft XNA Framework Redistributable 3.1 instalados para rodar, não é necessário instalar o jogo, apenas executar o SpaceShip4042.exe.

Este é o primeiro jogo que fiz para celulares, e também foi o primeiro projeto que terminei tudo o que eu planejava fazer. Fiz este jogo para a matéria de Jogos para Celular na pós-graduação utilizando Java Mobile (JME com CLDC 1.1/MIDP 2.0) e o Netbeans 6.7.1.

Eu pensava que animar um objeto 3D era tão complicado quando modelar, mas fiquei surpreso ao descobrir que o processo de animação no Softimage XSI é muito parecido com o do Adobe Flash. Embora sejam softwares diferentes, com finalidades distintas, a idéia básica de animar por Frames está presente em ambos.

Programar um jogo 2D não é algo muito complexo, pois trabalhar com objetos em duas dimensões não exige muitos cálculos. Claro que existem exceções, mas, na maioria dos casos, a programação em um ambiente 2D é bem simples de fazer.

Há pouco tempo comecei a pesquisar e estudar o desenvolvimento de jogos para o Nintendo DS. Poucos estúdios de games têm a licença e o kit oficial para desenvolver jogos comerciais para o Nintendo DS, mas existe uma outra maneira para desenvolver jogos não comerciais, apenas para estudo, também conhecido como homebrew.

Em outros países, existem diversos cursos para todas as áreas do desenvolvimento de jogos, inclusive universidades com cursos expecializados nisso, como a DigiPen. Aqui, temos poucos cursos voltados para o desenvolvimento de games, como a pós-graduação que estou cursando no SENAC.