Agni's Philosophy - a impressionante tech demo da Square Enix

Pensando na próxima geração de consoles, a Square Enix desenvolveu uma nova game engine. E, para demonstrar todo o poder do seu novo motor gráfico, foi apresentado uma tech demo chamada Agni’s Philosophy, baseado no universo de sua famosa franquia Final Fantasy.

Esta é a última parte da série de posts com dicas sobre como organizar seu projeto de jogo. Neste último post farei um comparativo sobre o uso dos serviços na nuvem, apresentados nos posts anteriores, e o que vale a pena manter offline. Confiram aqui a parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4.

Esta é a quarta parte da série de posts sobre como organizar o seu projeto de jogo, e terá como foco o gerenciamento do projeto e divisão de tarefas. Vejam também a parte 1, parte 2 e parte 3.

Nesta terceira parte, o foco será a comunicação entre os membros da equipe, e como fazer com que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham acesso a informações sobre o projeto e discussões. Confiram também a parte 1 e a parte 2 desta série de posts.

Na parte 1 falei sobre a importancia do armazenamento de arquivos em locais que todos os membros da equipe possam acessá-los, e indiquei o serviço gratuito do DropBox. Nesta segunda parte falerei sobre serviços online gratuitos para armazenamento de código-fonte e controle de versão.

Durante um projeto de jogo muitas informações são criadas, e podem ser pedidas se não forem organizadas. Por ser multidisciplinar, um projeto de jogo terá arquivos de arte, música, documentos de design, diagramas, código-fonte, e é muito importante que tudo isso seja bem guardado, pois são os recursos utilizados para fazer seu jogo.

Nate Rode fez um tutorial interativo em flash bem legal em seu site para explicar conceitos básicos de programação da física de jogos 2D . No tutorial são apresentados conceitos de gravidade, velocidade, aceleração, entre outros, todos com exemplo pra você ver em tempo real e o código-fonte para você entender a lógica.

A inscrições para o Game Music Brasil Festival – 2ª Edição estão abertas, e você tem até 9 de setembro para participar da edição de 2012 desse evento que reúne desenvolvimento de jogos e música. Você pode inscrever seu jogo para concorrer nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Game Indie, Melhor Remix ou Melhor Chiptune.

O Nuuvem é um serviço de venda de jogos em formato digital pela internet criado em cima do modelo de comércio de jogos digitais consolidado pelo Steam, da Valve. O Steam sempre foi a melhor saída para comprar jogos pelo mesmo preço que é lançado lá fora, além da possibilidade de jogar no mesmo dia de lançamento, pois basta comprar e baixar para jogar sempre que quiser.

World of Level Design é um site que reúne diversos tutoriais sobre desenvolvimento de níveis, para estudantes e artistas. No site estão disponíveis tutoriais para criar níveis para jogos como Left 4 Dead 1 e Left 4 Dead 2, níveis em game engines como CryEngine 3 SDK e Unreal Development Kit (UDK), modelagem 3D utilizando Maya, e muitos tutoriais sobre como começar a criar níveis, técnicas e até desafios.