9 anos de blog e novo layout

Não parece que fazem 9 anos desde que escrevi este post começando o blog. Mas sempre que decido mudar layout ou a tecnologia usada nele, e tenho que revisar todos os 330 posts, ai sim vejo o quanto fiz em quase uma década trabalhando na indústria de games e tentando manter o blog atualizado. Também vejo onde falhei e o quanto ainda quero fazer pela minha carreira e pelo blog, que me ajudou a abrir muitas portas.

Postmortem: Where's my helmet?

Eu arrisco dizer que esta é a primeira vez que recebo um postmortem de um jogo lançado no Steam pelo Greelight, pelo menos lançado quando recebi o postmortem. Where’s my helmet? é um jogo desenvolvido pelo Mega Boss Game Studio, e no texto abaixo há um pouco sobre o desenvolvimento do jogo que foi lançado em 2016. Senti falta de compartilhar detalhes sobre o lançamento do jogo no Steam, mas acredito que o postmortem foi mais focado no desenvolvido do que na publicação. Leiam também os outros postmortems postados aqui no blog.

Adeus GitHub Pages, olá Netlify

Há 2 anos atrás escrevi este post contando a minha mudança do Wordpress para o Ghost, e 1 ano depois escrevi este outro post contando a mudança do Ghost para Jekyll. Em ambos os casos eu hospedei o blog no GitHub Pages, um serviço gratuído e muito bom. Porém, após 2 anos utilizando comecei a esbarrar em algumas limitações, e então conheci o Netlify.

Postmortem: Deathfense

Faz um bom tempo que não publico um postmortem de um leitor aqui no blog, e desta vez é o jogo Deathfense feito pelo Lucas Meneses durante o 365 Indies Jam 2017. O texto abaixo foi postado no blog dele chamado Game Indie Developer. Leiam também os outros postmortems postados aqui no blog.

Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era algo que sempre quis fazer mas sempre deixava pra depois que é gravar vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Como tive um bom feedback sobre isso decidi começar, e este é o meu primeiro vídeo para o blog.

Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de jogos que assisti recentemente e gostei bastante. Há algum tempo fiz algo parecido neste post sobre videos no YouTube, e este aqui é uma segunda lista com mais vídeos.

Minha participação no GGDevCast

Fui convidade para participar do primeiro episódio do GGDevCast de 2018 e conversei com o pessoal de lá sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. A conversa foi bem legal e falamos sobre programação, game design, arte e até um pouco sobre a publicação de jogos nas lojas.

Postmortem de 2017

E mais um ano se foi, e novamente venho escrever um post sobre coisas que deram certo e errado no meu blog, na minha carreira e em geral. Este ano escrevi bem menos do que planejava, e não evolui muito bom meus projetos pessoais. Porém, minha carreira evoluiu muito na Aquiris e ainda estou aprendendo muito. Caso esteja curioso, este veja o post sobre o postmortem de 2016.

Minha participação no Ludum Dare #40

Semana passada foi a edição de número 40 do Ludum Dare, e minha nona participação nesta game jam. Repetindo meu desempenho da edição anterior, eu falhei em terminar meu jogo.

Esta semana começa o Ludum Dare #40

Na meia noite de sexta para sábado começa o Ludum Dare #40 e minha nona participação consecutiva nesta game jam, apesar de não ter conseguido terminar meu jogo na edição anterior.