Postmortem: Deathfense

Faz um bom tempo que não publico um postmortem de um leitor aqui no blog, e desta vez é o jogo Deathfense feito pelo Lucas Meneses durante o 365 Indies Jam 2017. O texto abaixo foi postado no blog dele chamado Game Indie Developer. Leiam também os outros postmortems postados aqui no blog.

Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era algo que sempre quis fazer mas sempre deixava pra depois que é gravar vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Como tive um bom feedback sobre isso decidi começar, e este é o meu primeiro vídeo para o blog.

Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de jogos que assisti recentemente e gostei bastante. Há algum tempo fiz algo parecido neste post sobre videos no YouTube, e este aqui é uma segunda lista com mais vídeos.

Minha participação no GGDevCast

Fui convidade para participar do primeiro episódio do GGDevCast de 2018 e conversei com o pessoal de lá sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. A conversa foi bem legal e falamos sobre programação, game design, arte e até um pouco sobre a publicação de jogos nas lojas.

Postmortem de 2017

E mais um ano se foi, e novamente venho escrever um post sobre coisas que deram certo e errado no meu blog, na minha carreira e em geral. Este ano escrevi bem menos do que planejava, e não evolui muito bom meus projetos pessoais. Porém, minha carreira evoluiu muito na Aquiris e ainda estou aprendendo muito. Caso esteja curioso, este veja o post sobre o postmortem de 2016.

Minha participação no Ludum Dare #40

Semana passada foi a edição de número 40 do Ludum Dare, e minha nona participação nesta game jam. Repetindo meu desempenho da edição anterior, eu falhei em terminar meu jogo.

Esta semana começa o Ludum Dare #40

Na meia noite de sexta para sábado começa o Ludum Dare #40 e minha nona participação consecutiva nesta game jam, apesar de não ter conseguido terminar meu jogo na edição anterior.

Sobre frequência de postagem no blog

Ao longo destes 8 anos de blog minha frequência de postagens variou bastante. Comecei o blog com uma meta de 1 post por mês enquanto estava cursando a pós-graduação em jogos, e quando comecei a trabalhar na área aumentei a meta para um post por semana. Até consegui seguir nesse ritmo e em alguns momentos cheguei a postar 2 ou 3 vezes por semana, porém em outros cheguei a ficar semanas sem escrever nada, como aconteceu recentemente.

Novo podcast: GGDEVCAST

O primeiro episódio do novo podcast semanal GGDEVCAST foi lançado hoje, e o assunto é uma dúvida bem comum dos leitures do blog: “Quero fazer jogos, e agora?”. Este episódio fala sobre o que é preciso para entrar na área, quais são as carreiras mais comuns e os primeiros passos nelas, e o que muitas empresas de jogos esperam encontrar em um candidato.

Melhores práticas na Unity #1

Conheço a Unity desde 2009, quando estava no meu primeiro ano da pós-graduação, mas só fui trabalhar com ela profissionalmente em 2014 na 2Mundos. Já utilizei Unity em freelas, game jams, projetos pessoais e para trabalhos na faculdade, participei de todos eventos da Unity que foram realizados em São Paulo nos últimos anos, o Unite, assisto com frequência videos de palestras no YouTube e já li alguns livros e artigos sobre desenvolvimento de jogos com Unity. Hoje trabalho na Aquiris, uma das maiores referências em Unity no mundo, inclusive fizeram a demo para a Unity 3 que foi a versão que usei em 2009. E depois de tantos anos e experiências, ainda não sei nada de Unity.