Epic disponibiliza assets do jogo Paragon no marketplace da Unreal Engine

Paragon é um MOBA desenvolvido pela Epic Games que será fechado em abril deste ano. Hoje, durante a GDC 2018, a Epic disponibilizou boa parte dos assets do jogo de graça no Unreal Engine Marketplace.

Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

Sabe quando um jogador te diz um erro aconteceu com ele, mas você não consegue reproduzir por que não tem informação do que o jogo está fazendo naquele momento? Não seria ainda melhor ver este error sem ter que esperar um jogador reclamar dele? Neste video vou mostrar como utilizar o Unity Analytics para eventos customizados e como podemos pegar um erro que está acontecendo no jogo e enviar para o analytics.

9 anos de blog e novo layout

Não parece que fazem 9 anos desde que escrevi este post começando o blog. Mas sempre que decido mudar layout ou a tecnologia usada nele, e tenho que revisar todos os 330 posts, ai sim vejo o quanto fiz em quase uma década trabalhando na indústria de games e tentando manter o blog atualizado. Também vejo onde falhei e o quanto ainda quero fazer pela minha carreira e pelo blog, que me ajudou a abrir muitas portas.

Postmortem: Where's my helmet?

Eu arrisco dizer que esta é a primeira vez que recebo um postmortem de um jogo lançado no Steam pelo Greelight, pelo menos lançado quando recebi o postmortem. Where’s my helmet? é um jogo desenvolvido pelo Mega Boss Game Studio, e no texto abaixo há um pouco sobre o desenvolvimento do jogo que foi lançado em 2016. Senti falta de compartilhar detalhes sobre o lançamento do jogo no Steam, mas acredito que o postmortem foi mais focado no desenvolvido do que na publicação. Leiam também os outros postmortems postados aqui no blog.

Adeus GitHub Pages, olá Netlify

Há 2 anos atrás escrevi este post contando a minha mudança do Wordpress para o Ghost, e 1 ano depois escrevi este outro post contando a mudança do Ghost para Jekyll. Em ambos os casos eu hospedei o blog no GitHub Pages, um serviço gratuído e muito bom. Porém, após 2 anos utilizando comecei a esbarrar em algumas limitações, e então conheci o Netlify.

Postmortem: Deathfense

Faz um bom tempo que não publico um postmortem de um leitor aqui no blog, e desta vez é o jogo Deathfense feito pelo Lucas Meneses durante o 365 Indies Jam 2017. O texto abaixo foi postado no blog dele chamado Game Indie Developer. Leiam também os outros postmortems postados aqui no blog.

Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era algo que sempre quis fazer mas sempre deixava pra depois que é gravar vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Como tive um bom feedback sobre isso decidi começar, e este é o meu primeiro vídeo para o blog.

Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de jogos que assisti recentemente e gostei bastante. Há algum tempo fiz algo parecido neste post sobre videos no YouTube, e este aqui é uma segunda lista com mais vídeos.

Minha participação no GGDevCast

Fui convidade para participar do primeiro episódio do GGDevCast de 2018 e conversei com o pessoal de lá sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. A conversa foi bem legal e falamos sobre programação, game design, arte e até um pouco sobre a publicação de jogos nas lojas.

Postmortem de 2017

E mais um ano se foi, e novamente venho escrever um post sobre coisas que deram certo e errado no meu blog, na minha carreira e em geral. Este ano escrevi bem menos do que planejava, e não evolui muito bom meus projetos pessoais. Porém, minha carreira evoluiu muito na Aquiris e ainda estou aprendendo muito. Caso esteja curioso, este veja o post sobre o postmortem de 2016.