Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos - sorteio do livro!

Escrito pelo brasileiro Vicente Martin Mastrocola e público pela editora Cengage Learning, este livro aborda de forma resumida como funciona o processo criativo para se criar um jogo, passando por modelos de negócio e com alguns cases e entrevistas de desenvolvedores brasileiros. Confira no final do post como participar do sorteio deste livro!

5 filmes que você precisa assistir

Este post é um pouco diferente do normal, pois eu quero recomendar alguns filmes e documentários sobre a indústria de games que vale muito a pena assistir!

Postmortem de Diablo II é publicado 15 anos depois

Dependendo do que você usar como exemplo, 15 anos pode não parecer muito. Mas, quando levamos em consideração qualquer coisa relacionada a tecnologia, este tempo parece ser muito maior.

Anime Friends 2015

Anime Friends, maior festival de cultura pop da América Latina, começa em julho. Megaevento oferece atrações nacionais e internacionais, entre elas cosplays, shows musicais, campeonatos de videogames e quadrinhos www.animefriends.com.br.

TDC 2015 em São Paulo

Em julho acontece mais uma edição do evento TDC (The Developer Conference) em São Paulo, e vou apresentar uma palestra na trilha de Games no dia 25/07 (sábado) sobre Programação de Jogos.

Estatísticas de hardware desktop e mobile

Uma das principais preocupações de um programador de games é a performance do seu jogo e qual é o hardware mínimo que ele pode rodar, seja mobile ou desktop. Mas pra isso, primeiro você precisa saber quais são os hardwares mais usados para jogar.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 1

Trabalhei em um projeto grande utilizando a Unity, e aprendi tanta coisa útil sobre otimização para jogos 2D durante o desenvolvimento que vale a pena compartilhar por aqui.

Não faça clones

Esta semana li um post em um grupo de desenvolvedores de jogos no Facebook que deixou muitas pessoas revoltadas, inclusive eu: um “desenvolvedor” clonou totalmente um jogo famoso e disse que era inovador copiar formulas de sucesso. Isso esta muito errado.

Postmortem: Hungrymons

Há alguns meses um amigo conversou comigo e disse que queria começar a desenvolver jogos. Hoje, algum tempo depois, ele e seu amigo formaram um estúdio de jogos independentes e lançaram seu primeiro jogo para dispositivos móveis.

Dominando o Android: do básico ao avançado

Este livro escrito pelo Nelson Glauber tem praticamente tudo que você precisa para desenvolver jogos e apps para Android. Em quase 800 páginas divididas em 26 capítulos, o autor descreve desde conceitos básicos até como desenvolver para  Android Wear.