GameDays 2015 na Unicsul em São Paulo

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro acontece o GameDays 2015 na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo no campus Liberdade, e eu serei um dos palestrantes do evento para falar sobre Design Patterns e técnicas de programação de jogos.

Chega, é hora de fazer jogos!

Fazem pouco mais de 5 anos que trabalho profissionalmente na indústria de jogos e, com cada vez mais tecnologias disponíveis para se fazer jogos, ainda é comum encontrar pessoas que ficam no “quero fazer jogos” e não fazem nem um PONG no tempo livre.

Postmortem: Insect

Eu fico muito feliz quando outros desenvolvedores independentes e até estudantes tem o interesse de publicar um postmortem sobre o projeto aqui no blog. Neste post, o desenvolvedor Aleksiam de 17 anos do Rio de Janeiro conta como foi criar e publicar seu primeiro game no Google Play usando Unity.

Desenvolvimento para iPhone e iPad

Há alguns meses atrás tive a oportunidade de fazer a review de um livro muito bom de desenvolvimento para Android. Muitos me perguntaram qual seria o livro equivalente de desenvolvimento para iOS, e a resposta está neste post.

Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais

Acredito que muitos desenvolvedores de jogos (e jogadores) têm uma paixão especial por jogos de tabuleiro, principalmente jogos diferentes e desafiadores. Neste post quero falar sobre a relação deles com jogos digitais, e como funciona a conversão de um para o outro.

Minha participação no Ludum Dare #33

Esta foi minha segunda participação no game jam Ludum Dare, e isto me fez entender uma coisa: não é apenas o tema que muda, mas tudo é diferente em cada edição.

Hoje começa o Ludum Dare #33

Logo desenvolvedores do mundo todo começarão a incrível tarefa de desenvolver um jogo sozinhos em 48 horas (ou em grupo com prazo de 72 horas), aproveite esta oportunidade para participar de um dos maiores game jams do mundo, o Ludum Dare!

Resultado do sorteio do livro Game Design

Depois de pouco mais de duas semanas, hoje é o dia de anunciar o vencedor do sorteio do livro Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos da editora Cengage Learning.

Minha palestra sobre Programação de Jogos na TDC

No último sábado apresentei a palestra Programação de Jogos no evento The Developers Conference 2015 que aconteceu em São Paulo. O foco da palestra foi a utilização de design patterns no desenvolvimento de jogos, confira os slides abaixo.

Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos - sorteio do livro!

Escrito pelo brasileiro Vicente Martin Mastrocola e público pela editora Cengage Learning, este livro aborda de forma resumida como funciona o processo criativo para se criar um jogo, passando por modelos de negócio e com alguns cases e entrevistas de desenvolvedores brasileiros. Confira no final do post como participar do sorteio deste livro!