Organização de um projeto de jogo (parte 3)
Nesta terceira parte, o foco será a comunicação entre os membros da equipe, e como fazer com que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham acesso a informações sobre o projeto e discussões. Confiram também a parte 1 e a parte 2 desta série de posts.
Comunicação entre os membros do grupo
Comunicação sempre foi e sempre será um grande problema em equipes. Cada vez temos mais opções de tecnologias e serviços para facilitar a comunicação, e cada vez mais encontramos maneiras de não utilizá-los. Há um tempo atrás eu recomendaria a criação de uma Wiki para compartilhar informações do projeto, e o Google Groups para comunicação entre os membros do projeto. Porém, hoje acredito que o grupo criado no Facebook funciona muito melhor do que isso.
É possível criar grupos privados e invisíveis aos demais usuários, sendo que novos usuários poderão acessar o grupo somente através de convites. O grupo no Facebook tem as mesmas funcionalidades que um perfil, porém as atualizacões são publicadas apenas para seus membros. Com o grupo é possível também agendar reuniões (eventos), adicionar fotos, e publicar arquivos.
Isso não resolve problemas de comunicação, que sempre existirão, mas ajuda bastante, pois o grupo funciona como um lugar reservado aos membros do projeto, que podem postar qualquer coisa e comentar em atualizações. O melhor de tudo é que qualquer atualização no grupo é avisada no Facebook de todos os membros, e como todo mundo sempre acessa o Facebook para ver o que os amigos estão fazendo, será inevitável não ver!
Muita gente gosta de fazer grupos de e-mails, como o Google Groups, ou até criar um e-mail único para o projeto. Nesse caso acho interessante o uso do grupo do Facebook, pois toda informação fica disponível para os membros do grupo, sem a necessidade de procurar e-mails para encaminhar para algum membro novo. Utilizar grupos também ajuda na hora de criar post mortens do projeto, pois todas as dificuldades encontradas e suas soluções estaram lá registradas.