Unity

Meu primeiro livro: Criando um Jogo RTS na Unity 2023

Meu primeiro livro: Criando um Jogo RTS na Unity 2023

Fiquei sem atualizar o blog nos últimos meses, e hoje posso compartilhar o motivo: escrevi...

Por Bruno Cicanci, em
Desenvolvimento de jogos em Unity com TDD

Desenvolvimento de jogos em Unity com TDD

Desenvolver jogos é um processo complexo e desafiador, mas o uso de técnicas de desenvolvimento...

Por Bruno Cicanci, em
Como exibir um README na Unity ao abrir o projeto

Como exibir um README na Unity ao abrir o projeto

Uma forma interessante de exibir uma mensagem de boas vindas ou informações sobre o projeto...

Por Bruno Cicanci, em
Como adicionar e utilizar botões na Unity

Como adicionar e utilizar botões na Unity

Neste vídeo demonstro como criar um botão na interaface da Unity, algumas customizações que podem...

Por Bruno Cicanci, em
Utilizando Object Pool pattern na Unity

Utilizando Object Pool pattern na Unity

Neste vídeo mostro um exemplo de como utilizar o design patter Object Pool para reutilizar...

Por Bruno Cicanci, em
Como fazer um sistema de build na Unity

Como fazer um sistema de build na Unity

A Unity possui um sistema de build onde você pode exportar seu projeto para diferentes...

Por Bruno Cicanci, em
Como fazer um plugin para Android em Java na Unity

Como fazer um plugin para Android em Java na Unity

Existem algumas estruturas possíveis para implementar um plugin Android na Unity. Quando utilizamos um plugin...

Por Bruno Cicanci, em
Relatório da Unity sobre jogos e tendências

Relatório da Unity sobre jogos e tendências

A Unity publicou esta semana o 2021 Game Report contendo informações e muitos dados sobre...

Por Bruno Cicanci, em
Exemplo do Design Pattern Command na Unity com C#

Exemplo do Design Pattern Command na Unity com C#

Sempre recomendo o livro Game Programming Patterns, que possui versões física e digital à venda,...

Por Bruno Cicanci, em
Boas práticas para uso de logs na Unity

Boas práticas para uso de logs na Unity

Neste post quero compartilhar algumas dicas e boas práticas para uso do Debug.Log() na Unity....

Por Bruno Cicanci, em
Compressão de Asset Bundles na Unity

Compressão de Asset Bundles na Unity

A utilização de Asset Bundles na Unity é uma boa solução da própria engine para...

Por Bruno Cicanci, em
Um ótimo tutorial feito pela Unity para criar um Flappy Bird

Um ótimo tutorial feito pela Unity para criar um Flappy Bird

Este tutorial chamado Making A Flappy Bird Style Game feito pela Unity esta disponível no...

Por Bruno Cicanci, em
Como criar e utilizar um Unity Package

Como criar e utilizar um Unity Package

Uma forma comum de compartilhar código, modulos e até plugins nativos sempre foi criar um...

Por Bruno Cicanci, em
Dicas para teste técnico com Unity #2

Dicas para teste técnico com Unity #2

Este é o segundo post da série com dicas para teste técnico utilizando Unity e...

Por Bruno Cicanci, em
Canal no Youtube com tutorials em Unity

Canal no Youtube com tutorials em Unity

O canal no YouTube Code Monkey tem diversos vídeos muito bons sobre desenvolvimento de jogos,...

Por Bruno Cicanci, em
Humble Bundle Unity com cursos, ferramentas e assets

Humble Bundle Unity com cursos, ferramentas e assets

O Humble Bundle é um site que vende bundles (pacotes) com jogos ou livros digitais...

Por Bruno Cicanci, em
Dicas para teste técnico com Unity #1

Dicas para teste técnico com Unity #1

Parte do meu trabalho na Aquiris é avaliar testes e realizar entrevistas técnicas com candidatos....

Por Bruno Cicanci, em
Git e LFS em projetos Unity

Git e LFS em projetos Unity

No meu post Comparando delegates e Unity Events o leitor Carlos Roger fez um comentário...

Por Bruno Cicanci, em
Comparando delegates e Unity Events

Comparando delegates e Unity Events

No meu vídeo sobre um padrão para enviar mensagens na Unity utilizando delegate tive um...

Por Bruno Cicanci, em
Accord.NET: framework para Machine Learning compatível com Unity

Accord.NET: framework para Machine Learning compatível com Unity

Recentemente voltei a estudar Inteligência Artificial (I.A.), mais específicamente Machine Learning, e acabei encontrando este...

Por Bruno Cicanci, em
Novo vídeo: Enviando mensagens na Unity

Novo vídeo: Enviando mensagens na Unity

No começo de um projeto na Unity é comum adicionarmos referências de outros objetos em...

Por Bruno Cicanci, em
Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

Sabe quando um jogador te diz um erro aconteceu com ele, mas você não consegue...

Por Bruno Cicanci, em
Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era...

Por Bruno Cicanci, em
Melhores práticas na Unity #1

Melhores práticas na Unity #1

Conheço a Unity desde 2009, quando estava no meu primeiro ano da pós-graduação, mas só...

Por Bruno Cicanci, em
Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3

Na parte 1 falei sobre dicas para reduzir o tamanho das imagens e melhores resoluções...

Por Bruno Cicanci, em
Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender

Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender

Semana passada estava procurando um video sobre como fazer um FPS com Unity para o...

Por Bruno Cicanci, em
Certificação para Unity

Certificação para Unity

Durante o evento GDC (Game Developer Conference) em San Francisco uma das novidades anunciadas pela...

Por Bruno Cicanci, em
Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

Não esperava demorar praticamente 9 meses para escrever esta segunda parte, mas acabou ficando de...

Por Bruno Cicanci, em
Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 1

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 1

Trabalhei em um projeto grande utilizando a Unity, e aprendi tanta coisa útil sobre otimização para jogos...

Por Bruno Cicanci, em
Finalmente, Unity 5

Finalmente, Unity 5

Depois de pelo menos 2 anos após seu anúncio, finalmente a Unity 5 foi lançada durante...

Por Bruno Cicanci, em
Unity 4.3 foi lançada hoje e trás o tão esperado suporte nativo a 2D

Unity 4.3 foi lançada hoje e trás o tão esperado suporte nativo a 2D

Finalmente, meses após seu anúncio oficial, foi lançada a nova Unit 4.3, que tem como...

Por Bruno Cicanci, em
Como foi o Unite Brasil 2013

Como foi o Unite Brasil 2013

Incrível é a palavra que pode descrever melhor como foi o Unite Brasil, o primeiro...

Por Bruno Cicanci, em
Unite, o evento da Unity chega ao Brasil

Unite, o evento da Unity chega ao Brasil

Unite é o evento da Unity realizado anualmente desde 2007, e este ano a sétima...

Por Bruno Cicanci, em
Nova versão da Unity terá suporte nativa a 2D

Nova versão da Unity terá suporte nativa a 2D

Ontem no evento Unite 13 foi anunciado que a próxima versão da Unity, a 4.3,...

Por Bruno Cicanci, em
Unite 2012 - Vídeos da conferência anual da Unity

Unite 2012 - Vídeos da conferência anual da Unity

A Unite é uma conferência anual que a empresa por trás da game engine Unity realiza...

Por Bruno Cicanci, em
Game Engine Unity para iOS e Android gratuita até 8 de abril

Game Engine Unity para iOS e Android gratuita até 8 de abril

A game engine Unity mudou muita coisa no desenvolvimento de jogos independentes quando, em 2009,...

Por Bruno Cicanci, em
Game Engine Unity

Game Engine Unity

No final do ano passado, duas grandes game engines ganharam versões gratuitas, a Unity e...

Por Bruno Cicanci, em